Sábado, 16 de janeiro de 2016 - 10h04
O Sebrae em Rondônia fez grandes investimentos nos setores de inovação e tecnologia em 2015. Só com o Sebraetec foram mais de R$ 1,4 milhão investidos na contratação de consultores para atender os pequenos negócios rondonienses. No total, mais de três mil empresas de vários segmentos da economia tiveram acesso aos serviços especializados e às soluções do programa.
Toda empresa de pequeno porte pode solicitar a participação no Sebraetec em qualquer momento, independentemente de sua atividade de negócio. O empresário pode escolher uma entre as sete áreas de atuação do programa – design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação – conforme sua necessidade.
O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Silva, explica que o programa faz a aproximação dos dois atores essenciais da inovação: o pequeno negócio e os prestadores de serviços tecnológicos. O custo dessa contratação é subsidiado em até 80%. Após o aceite, o consultor vai até a empresa iniciar o processo de diagnóstico e apresentação de soluções.
“É papel dos consultores identificar as necessidades e prioridades dessas empresas. Ele também vai de encontro ao desejo do empresário de reduzir custos, de criar novos processos produtivos, uma nova fachada e um sistema de informática mais moderno, de melhorar o atendimento e de desenvolver novos produtos, entre muitas outras inovações de mercado”, argumenta.
O advogado Michel Fernandes Barros, que coordena a empresa Barros Advogados Associados, com sede em Porto Velho, participou do programa no ano passado. Ele conta que buscou melhorias no mapeamento do processo de atendimento e organização do escritório, envolvendo funcionários e sócios. Diz que os resultados não demoraram a aparecer.
“Criamos rotinas de processos. Com isso, mudamos radicalmente a maneira como recebíamos as demandas de nossos clientes, a confecção das peças jurídicas, mexemos até na maneira como respondemos nossos e-mails. Com isso, reduzimos tempo de atendimento, de resposta, nos organizamos e passamos a entregar com mais rapidez e eficiência”, argumentou.
Em 2010, depois de quase fechar as portas, a empresa Carícia Baby, de Porto Velho, buscou o apoio do Sebraetec. A gerente Luciana Miranda explica que a queda das vendas era expressiva na época, e que o proprietário já havia decidido encerrar o negócio, promovendo a demissão de seus colegas. Com a chegada da consultoria, diz que a visão de mercado da loja de produtos infantis mudou radicalmente.
“Foi quase um ano de trabalho. O consultor do Sebrae nos orientou sobre nossas dificuldades, entendemos que a loja precisava mudar as vitrines e a variedade de mercadorias, nosso patrão também começou a viajar, buscando novidades. Fizemos pesquisas de mercado e entendemos o que nossos clientes queriam, como as listas de chá de bebê por exemplo. As vendas aumentaram em 80%, na média”, lembra.
Para saber mais detalhes sobre o programa Sebraetec em Rondônia, basta procurar o Sebrae em Porto Velho, na Av. Campos Sales e na Av. Jatuarana. No interior, há unidades em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Guajará Mirim. O contato também pode ser feito apor meio do telefone 0800 570 0800 e do portal www.sebrae.ro.]
Fonte: Denis Farias
Elero participa do 1º Feirão do Emprego e oferece 65 cursos gratuitos para qualificação profissional
A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) marcou presença no 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, realizado nesta segunda-feira (11) no Ginásio
SEINFRA inicia operação Tapa-Buracos em Porto Velho, anuncia vereador Everaldo Fogaça
Porto Velho começou a receber nesta semana os serviços de operação Tapa-Buracos realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA). O
O evento reforça que investir na formação e no empoderamento feminino é essencial para uma política mais diversa, inclusiva e representativa, que re
PL do Corpo de Bombeiros, que otimiza processo seletivo para temporários, é aprovado na Alero
O Projeto de Lei (PL) 889/25, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em plenário na sessão desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa de