Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Santo Antônio Energia participa de centenário da EFMM


Santo Antônio Energia participa de centenário da EFMM - Gente de Opinião

A Santo Antônio Energia está apoiando o Governo do estado de Rondônia e a Prefeitura de Porto Velho nas ações em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cujos festejos se iniciam nesta quarta-feira, 1º de agosto.

Na celebração do centenário, a concessionária está apresentando o resultado dos investimentos em obras de restauração de prédios que compunham o complexo ferroviário. Desde 2008, a Santo Antônio Energia já investiu mais de R$ 18 milhões na revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Para começar, foram elaborados projetos relativos ao Termo de Referência para ações no trecho tombado da ferrovia, incluindo o levantamento arquitetônico, topográfico e cadastral, bem como a pesquisa histórica da via férrea.

Foi celebrado convênio com a Cootrafer para a compra de mobiliário para a reativação do escritório da Cooperativa dos Ferroviários do Estado de Rondônia; recuperação de três veículos ferroviários: uma Litorina (era usada para pagamento de trabalhadores e transporte de diretores), uma Cegonha (veículo de tração manual para locomoção de trabalhadores em pequenos percursos) e um Kalamazoo (veículo de quatro lugares usado para inspeção da linha); e a recuperação parcial da locomotiva número 18.

A obra seguinte foi a restauração do Galpão II e da Estação Ferroviária. Para a restauração do galpão foi necessária uma pesquisa para a fabricação de uma tinta da cor igual à original, além da fabricação de parafusos e peças específicas da época. Construção do Espaço Conforto, repaginação do piso, limpeza e execução do paisagismo na área do pátio ferroviário e a construção do deck, na margem do rio.

 Gente de Opinião
 

Mais obras em andamento

O prédio da rotunda, girador e oficinas é que estão sendo restaurado, com a substituição de telhas, pinos, parafusos e algumas estruturas metálicas que foram oxidadas pelo tempo. No futuro, além de servir para abrigar as locomotivas, também terá oficina de manutenção e um museu destinado à memória dos operários que ajudaram a construir a estada de ferro è a aqueles que trabalharam nela por mais de 60 anos.

No espaço do em torno da Igreja Santo Antônio, estão sendo construídos cinco prédios de 100 m² destinados ao prédio de administração, café/lanchonete, banheiros e estacionamentos para carros de passeio e ônibus. Também será construído um Memorial aos Povos Indígenas, no formato de uma oca estilizada. Será feito ainda a recuperação e revitalização da área onde se encontram as ruínas do hospital e cemitério da Candelária; e a proteção do local onde estão várias máquinas abandonadas, que é chamado de “cemitério das locomotivas”. Também estão sendo confeccionados um livro e um vídeo documentários narrando as fases das obras de restauração.

Segundo o Coordenador de Socioeconomia da Santo Antônio Energia, Alexandre Marcos Queiroz, a próxima fase da restauração, que é o retorno do passeio de “Maria Fumaça” entre Porto Velho e Santo Antônio, será precedida de uma projeto executivo que levantará as condições da via permanente (situação dos trilhos, dormentes e lastro) e do material rodante (locomotivas e vagões).


Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)