Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Santo Antônio Energia participa de centenário da EFMM


Santo Antônio Energia participa de centenário da EFMM - Gente de Opinião

A Santo Antônio Energia está apoiando o Governo do estado de Rondônia e a Prefeitura de Porto Velho nas ações em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cujos festejos se iniciam nesta quarta-feira, 1º de agosto.

Na celebração do centenário, a concessionária está apresentando o resultado dos investimentos em obras de restauração de prédios que compunham o complexo ferroviário. Desde 2008, a Santo Antônio Energia já investiu mais de R$ 18 milhões na revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Para começar, foram elaborados projetos relativos ao Termo de Referência para ações no trecho tombado da ferrovia, incluindo o levantamento arquitetônico, topográfico e cadastral, bem como a pesquisa histórica da via férrea.

Foi celebrado convênio com a Cootrafer para a compra de mobiliário para a reativação do escritório da Cooperativa dos Ferroviários do Estado de Rondônia; recuperação de três veículos ferroviários: uma Litorina (era usada para pagamento de trabalhadores e transporte de diretores), uma Cegonha (veículo de tração manual para locomoção de trabalhadores em pequenos percursos) e um Kalamazoo (veículo de quatro lugares usado para inspeção da linha); e a recuperação parcial da locomotiva número 18.

A obra seguinte foi a restauração do Galpão II e da Estação Ferroviária. Para a restauração do galpão foi necessária uma pesquisa para a fabricação de uma tinta da cor igual à original, além da fabricação de parafusos e peças específicas da época. Construção do Espaço Conforto, repaginação do piso, limpeza e execução do paisagismo na área do pátio ferroviário e a construção do deck, na margem do rio.

 Gente de Opinião
 

Mais obras em andamento

O prédio da rotunda, girador e oficinas é que estão sendo restaurado, com a substituição de telhas, pinos, parafusos e algumas estruturas metálicas que foram oxidadas pelo tempo. No futuro, além de servir para abrigar as locomotivas, também terá oficina de manutenção e um museu destinado à memória dos operários que ajudaram a construir a estada de ferro è a aqueles que trabalharam nela por mais de 60 anos.

No espaço do em torno da Igreja Santo Antônio, estão sendo construídos cinco prédios de 100 m² destinados ao prédio de administração, café/lanchonete, banheiros e estacionamentos para carros de passeio e ônibus. Também será construído um Memorial aos Povos Indígenas, no formato de uma oca estilizada. Será feito ainda a recuperação e revitalização da área onde se encontram as ruínas do hospital e cemitério da Candelária; e a proteção do local onde estão várias máquinas abandonadas, que é chamado de “cemitério das locomotivas”. Também estão sendo confeccionados um livro e um vídeo documentários narrando as fases das obras de restauração.

Segundo o Coordenador de Socioeconomia da Santo Antônio Energia, Alexandre Marcos Queiroz, a próxima fase da restauração, que é o retorno do passeio de “Maria Fumaça” entre Porto Velho e Santo Antônio, será precedida de uma projeto executivo que levantará as condições da via permanente (situação dos trilhos, dormentes e lastro) e do material rodante (locomotivas e vagões).


Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)