Domingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Santo Antônio Energia colabora com projeto de prevenção ao uso de drogas



A Santo Antônio Energia é uma das empresas parceiras do projeto Nós na Prevenção de Drogas nas Escolas e pela Cultura de Paz. As atividades do projeto são alinhadas com a Política Nacional Sobre Drogas (PNAD), e têm como objetivo estimular a prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes, considerados o público de maior risco em Porto Velho, formando alunos multiplicadores nas escolas da capital e de seus distritos, capazes de atuar no desenvolvimento saudável e sustentável das famílias e da sociedade em geral. A cerimônia de lançamento aconteceu no último dia 18, na Joaquim Vicente Rondon, com presença de autoridades e representantes das escolas municipais e estaduais de Porto Velho.

O Nós na Prevenção vai durar 12 meses e para sua elaboração foram levadas em conta as características dos ambientes sociais, familiares e escolares dos estudantes, que influenciam em seu comportamento e podem levar ao consumo de drogas e também apresentar comportamento violento, prática comum nas escolas entre os jovens.

Ao todo, serão 54 escolas beneficiadas com o projeto. Cada uma delas vai selecionar 15 alunos e 2 professores voluntários para participarem do curso de formação; os professores serão formados pela Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas e pela Universidade Federal de Brasília, já os alunos terão formação oferecida pela Universidade Federal de Rondônia.

Após a conclusão dos cursos de formação, os alunos e professores multiplicadores seguirão o planejamento de atividades desenvolvido pela Coordenadoria da Juventude, que realizará palestras, oficinas de vídeo, música, dança e teatro com a temática da prevenção ao uso de drogas e a promoção de cultura de paz nas escolas para atuarem junto aos demais alunos também no combate a violência.

Durante o lançamento do Nós na Prevenção, um Protocolo de Intenção foi assinado entre a Coordenadoria da Juventude de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia, trata-se de uma proposta feita pela universidade para que, no decorrer das atividades deste ano, seja possível criar um sistema de monitoramento capaz de apontar o índice do consumo de drogas nas escolas da capital e região.

“Este será o primeiro passo para a implantação de um banco de dados com informações sólidas acerca do uso de drogas nas escolas, assim poderemos procurar, no futuro, soluções mais eficazes para a prevenção ao uso das drogas”, afirmou Samuel Pessoa, da Coordenadoria da Juventude de Porto Velho.

 Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Domingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)