Quinta-feira, 29 de abril de 2010 - 18h47
Ferroviários aposentados da extinta Estrada de
Ferro Madeira-Mamoré vão comemorar a data com festa
30 de abril é o Dia Nacional do Ferroviário. Por isso, os ferroviários da Cooperativa dos Trabalhadores do Ramo Ferroviário e da Manutenção Civil – Cootrafer, receberão o apoio da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio, na comemoração em homenagem à data especial. A festa contará com o apito da “Maria Fumaça”, que vai percorrer 400 m no trecho de trilhos já revitalizados.
“Em janeiro, a Santo Antônio Energia assinou um termo de cooperação com o Cootrafer, no valor aproximado de R$ 300 mil, para ser utilizado na aquisição de materiais de limpeza e de escritório para reativação da sede da cooperativa, que funcionava no prédio da Estação Ferroviária de Porto Velho”, explica Alexandre Queiroz, engenheiro florestal e coordenador de Sustentabilidade da empresa. Segundo Queiroz, esses recursos ainda serão utilizados no pagamento da mão de obra para limpeza e recolhimento de lixo dos prédios da oficina e rotunda, na Casa de Força e nas margens dos 7,3 quilômetros de trilhos que serão reativados. Também fazem parte do contrato, a revitalização do Cemitério da Candelária, a recuperação de uma litorina, uma cegonha e um kalamazoo (veículo ferroviário usado no transporte de trabalhadores) e a verificação da necessidade de substituição de trilhos, dormentes, grampos e peças indispensáveis à revitalização da EFMM.
Para o presidente da Cootrafer, Paulo da Costa Ramos, a assinatura do termo de compromisso é um avanço. “É um passo à frente. A gente já vem conversando com o pessoal da Santo Antônio Energia, que nos ajudou a colocar os documentos em dia e agora conseguimos organizar tudo para prosseguir”. A mesma opinião é do ‘seu’ Laércio, que era um dos responsáveis pela exploração do estacionamento da Praça da EFMM. “Demorou um pouco, mas estamos contentes”.
A responsabilidade da restauração de material rodante, dos galpões e via permanente (trilhos e dormentes) é da Santo Antônio Energia em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, que fará também o remanejamento da população residente no entorno do trilhos e a supervisão dos trabalhos e da operação do Complexo depois de revitalizado.
A Scientia Consultoria é a empresa contratada pela Santo Antônio Energia para desenvolver os programas de Arqueologia/Paleontologia e acompanhará as atividades da Cootrafer, inclusive o monitoramento arqueológico, tudo sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Usina Hidrelétrica Santo Antônio
Com potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement