Domingo, 22 de março de 2015 - 10h44
Técnicos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (Samu) estão capacitando 60 servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste. A capacitação acontceu no último dia 17 e foi até 20 de março. Também na manhã da última quarta-feira, um grupo de 40 funcionários do Parque Ecológico aprenderam a como agir se uma pessoa fraturar parte do corpo ou sofrer picada de algum animal peçonhento.
A enfermeira Luciene Carvalho Piedade, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, explica que o treinamento na UPA zona Leste é na habilidade de atendimento intra-hospitalar na parada cardiorrespiratória para auxiliares e técnicos de enfermagem. “Estamos aqui a convite do Departamento de Média Alta Complexidade (Demac), representado pela enfermeira Valdízia, que é deste núcleo. O treinamento é para a revisão de protocolos de atendimento. Como deve ser feito o atendimento do paciente em parada cardíaca. A pessoa que tiver uma parada cardíaca e vier parar na UPA será atendida na sala vermelha da unidade que está equipada e possui técnicos, enfermeiros e médicos preparados para atender este tipo de problema. Quando o Samu atende o paciente é resgatado para o João Paulo II. O procedimento é o mesmo”, afirma Luciene Carvalho.
A coordenadora do NEP diz que uma pessoa com sintomas de parada vai estar inconsciente, com cianose de extremidades, falta oxigênio. Não tem pulso e não respira. Neste caso é oferecido inicialmente o atendimento básico, massagem cardíaca e ventilação e depois ao tendimento avançado que é a massagem, ventilação, medicação e desfibrilação.
Luiz Carlos é técnico de enfermagem na UPA, ele fala da contribuição do curso para o seu serviço: “Trabalhamos na urgência e emergência de pacientes de alto risco. É importante para nós esta atualização, pois devemos estar sempre prontos para dar o suporte básico de vida. E a forma como está sendo ministrado - com turmas que não estão de plantão - vai atender a todos os nossos colegas de profissão. A cada dia é capacitado um grupo de 15 pessoas”, comenta Luiz Carlos.
Parque Ecológico
Na quarta-feira pela manhã o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do NEP também esteve no Parque Ecológico para realizar o treinamento básico em primeiros socorros. De acordo com Mara Benedicta, diretora do Samu, os enfermeiros do NEP são especializados em treinar equipes em técnicas básicas de abordagem ao trauma, situações de picadas de animais peçonhentos entre outros. “Para os quarenta funcionários do Parque Ecológico, nossa equipe realiza um trabalho prático, o que facilita o aprendizado. Também deixamos no local uma caixa de primeiros socorros com os materiais básicos, como atadura, esparadrapos entre outros”, esclarece a diretora do Samu.
Fonte: Rebeca Barca
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)