Quinta-feira, 6 de novembro de 2008 - 18h41
As riquezas do sitio arqueológico de Santo Antônio, onde será construída a primeira Usina Hidrelétrica de Rondônia, correm risco de serem enviadas para o Estado do Acre causando prejuízos ao Estado. O fato foi denunciado pelo deputado estadual de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) ao discursar na tribuna da Assembléia Legislativa. Jesualdo afirmou que os prejuízos não serão somente culturais, mas também financeiros.
Conforme o deputado, as peças encontradas durante a salvação arqueológica não trata apenas de objetos retirados da terra, mas sim de um extenso material histórico que servirá para fomentar a pesquisa e produzir novos conhecimentos sobre a ocupação de nosso Estado. "As peças históricas devem ficar em Rondônia e servir de atrativo turístico em exposição de museu e aos cuidados de uma instituição de pesquisa, como a Universidade Federal de Rondônia que prevê para os próximos anos a implantação do curso de Arqueologia e de um Centro Tecnológico para esses fins", ressaltou o deputado.
As peças estão na iminência de serem levadas para o Acre porque, segundo afirmou recentemente a equipe de arqueólogos da empresa responsável pela obra, que o Estado de Rondônia não teria uma instituição apta a zelar pelas peças e por esse motivo, os artefatos seriam encaminhados ao Acre.
Jesualdo, porém, discordou e reiterou que a Unir de Rondônia tem todas as prerrogativas para cuidar do acervo. Ainda conforme o deputado, a legislação que trata do assunto prevê que a empresa construtora é obrigada a dar contrata partidas e financiar a implantação de centros de pesquisa no local de origem das peças.
Jesualdo propôs que uma comissão de deputados acompanha passo-a-passo as obras das hidrelétricas e faça audiências para debater a questão arqueológica a fim de evitar a retirada das peças para outro Estado. "Não podemos deixar que o Estado de Rondônia sirva de barriga de aluguel gerando riquezas para outros Estados. Temos a obrigação como representantes do povo de fazer com que os benefícios dessa obra fiquem em Rondônia", finalizou.
Fonte: Emanuel Marques
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2023), que trata da transposição de servidores dos ex-territórios para a folha da União, avançou na Câma

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 1,7 milhão para cirurgias eletivas em Ariquemes
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para a Pref

Eleições 2026 - Plenária de Mulheres do PT debate fortalecimento de candidaturas femininas
No último sábado, 14 de março, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT realizou a Plenária de Mulheres Petistas, Regional Madeira Mamoré. "Democraci
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)