Quinta-feira, 6 de novembro de 2008 - 18h41
As riquezas do sitio arqueológico de Santo Antônio, onde será construída a primeira Usina Hidrelétrica de Rondônia, correm risco de serem enviadas para o Estado do Acre causando prejuízos ao Estado. O fato foi denunciado pelo deputado estadual de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) ao discursar na tribuna da Assembléia Legislativa. Jesualdo afirmou que os prejuízos não serão somente culturais, mas também financeiros.
Conforme o deputado, as peças encontradas durante a salvação arqueológica não trata apenas de objetos retirados da terra, mas sim de um extenso material histórico que servirá para fomentar a pesquisa e produzir novos conhecimentos sobre a ocupação de nosso Estado. "As peças históricas devem ficar em Rondônia e servir de atrativo turístico em exposição de museu e aos cuidados de uma instituição de pesquisa, como a Universidade Federal de Rondônia que prevê para os próximos anos a implantação do curso de Arqueologia e de um Centro Tecnológico para esses fins", ressaltou o deputado.
As peças estão na iminência de serem levadas para o Acre porque, segundo afirmou recentemente a equipe de arqueólogos da empresa responsável pela obra, que o Estado de Rondônia não teria uma instituição apta a zelar pelas peças e por esse motivo, os artefatos seriam encaminhados ao Acre.
Jesualdo, porém, discordou e reiterou que a Unir de Rondônia tem todas as prerrogativas para cuidar do acervo. Ainda conforme o deputado, a legislação que trata do assunto prevê que a empresa construtora é obrigada a dar contrata partidas e financiar a implantação de centros de pesquisa no local de origem das peças.
Jesualdo propôs que uma comissão de deputados acompanha passo-a-passo as obras das hidrelétricas e faça audiências para debater a questão arqueológica a fim de evitar a retirada das peças para outro Estado. "Não podemos deixar que o Estado de Rondônia sirva de barriga de aluguel gerando riquezas para outros Estados. Temos a obrigação como representantes do povo de fazer com que os benefícios dessa obra fiquem em Rondônia", finalizou.
Fonte: Emanuel Marques
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)