Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia pode ajudar no ingresso do biocombustível na Europa, diz Amorim


  
As áreas degradadas em Rondônia – cerca de 1,5 milhão de hectares – podem ser usadas para provar a Comunidade Européia, Estados Unidos e ONU, que a produção de alimentos e culturas destinadas ao biocombustível, é feita de forma sustentável, ecológica e socialmente correta. A proposta é do deputado federal Ernandes Amorim (PTB).

Essa argumentação ele sintetizou em discurso feito na Câmara, na terça-feira, como forma de ajudar o governo brasileiro a dar resposta à Comunidade Européia que impôs a certificação da produção para abertura de mercado aos biocombustíveis. Europa, EUA e ONU têm criado barreiras ao biocombustível brasileiro – o etanol extraído da cana-de-açúcar – alegando que as áreas usadas para obtenção do novo combustível tem diminuído os estoques de alimentos do mundo. "Uma sacanagem já denunciada pelo próprio presidente Lula porque têm medo de concorrer conosco e Rondônia pode se inserir nesse enfrentamento com o aproveitamento dessas áreas, para produção dentro dos preceitos de ecológica e socialmente correta, já que a produção servirá para recuperar área e será feita pelos pequenos produtores de nosso Estado", advoga Amorim.
 
"Venho defendendo a criação de um PAC (programa de aceleração do crescimento), exclusivo para a recuperação das áreas degradadas na Amazônia, em particular em Rondônia, que detém em seu território milhares de hectares que foram degradadas pelas empresas mineradoras. Com essa recuperação do solo resgataríamos áreas para produção de alimentos e o biocombustível, e dessa forma aumentaríamos nossa área agricultável, reduzindo o custo de produção e gerando renda e empregos. Ainda com o uso dessa área, o governo daria resposta também ao programa de reforma agrária e extirparia movimentos bandoleiros, a exemplo da Liga Camponesa dos Pobres (LCP)", argumenta.

O Brasil, segundo ele, já está inserido na preocupação mundial com o meio ambiente, ao tornar-se o maior produtor e exportador de alimentos do mundo. "Não somos dos que defendem o meio ambiente de forma radical e ilógica, precisamos sim, de um ambiente saudável, vital para a saúde e a vida atual e das futuras gerações. Nesse contexto reside a grande oportunidade de Rondônia se inserir no mercado mundial, como um grande produtor de alimentos para a humanidade e contribuir de forma efetiva com o nosso desenvolvimento", avalia. Essa proposta, o deputado já enviou para a Casa Civil da Presidência da República, responsável pela condução do PAC no país, e ao Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)