Terça-feira, 9 de novembro de 2010 - 14h07
Impulsionado pelas oportunidades econômicas, Rondônia tem se tornado um pólo de desenvolvimento dentre os demais estados brasileiros. Tal desempenho não acontece apenas na capital e deve-se entre outros, a fatores como a indústria de transformação; construção civil; comércio e serviços, além da administração pública.
Dados técnicos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego apontam e comprovam a cada mês esse crescimento. Este ano, Rondônia registrou aumento considerável na geração de emprego na Região Norte. Para se ter uma idéia, em setembro de 2010 foram gerados 2.492 empregos celetistas, equivalente à expansão de 1,12% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada no mês anterior.
Ainda de acordo com dados do CAGED, na comparação acumulada por unidade da Federação, de janeiro a setembro deste ano houve acréscimo de 23.674 postos, desses 18.638 foram através do Sine- Sistema Nacional de Emprego, Rondônia apresentou a maior taxa de crescimento em termos absolutos e o segundo melhor desempenho da Região Norte em termos relativos. Nos últimos doze meses, o estado de Rondônia foi o responsável pela segunda maior geração de emprego da Região Norte ao apresentar crescimento de 12,63%. Com isso o estado vai se consolidando e solidificando o desenvolvimento econômico.
Outra motivação para essa conquista são os mecanismos aplicados pelo Governo Estadual para fomentar a economia. Motivo pelo qual criou diversos programas que contribuem para o desenvolvimento do estado, a exemplo do Promec, Propeixe, Distribuição de Calcário, Incentivo Tributário entre outros que juntos formam a cadeia produtiva do Estado de Rondônia.
Outro fator observado é o fato da geração dos postos de trabalhos não se concentrarem apenas na capital, apesar de ser a maior geradora. Municípios do interior do estado também têm registrado aumento de postos de trabalho.
De acordo com Marco Antônio Petisco, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), diversas atividades econômicas acentuam e contribuem para o fortalecimento da economia de Rondônia elevando a qualidade de vida dos rondonienses. “O mais importante é que as oportunidades de emprego não acontecem somente na capital, mas em diversos municípios, devido os geradores da economia não se limitarem a apenas um setor. Isso é bom para o Estado e para população”, observou o secretário.
Temporários
Com a chegada do final de ano, os postos de empregos temporários também crescem. Há uma grande expectativa para a contratação desses profissionais para os dois últimos meses do ano, período em que as vendas aquecem os comércios, que respectivamente abrem postos de trabalho para atender a demanda.
Em Rondônia muitas empresas começaram a contratar profissionais para trabalhar temporariamente desde o mês de outubro.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)