Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 12h37
Para o presidente Luís Inácio Lula da Silva, que inaugurou nesta segunda-feira (1) 78 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) em todas as regiões brasileiras, a grande revolução que está acontecendo no Brasil “é o povo pedindo e ganhando escolas”. Com essas inaugurações, o País dobrou o número de escolas técnicas. Lula desafiou, “Quem vier depois de mim, não tem o direito de fazer menos do que eu”.
Com mais esses Ifets inaugurados, o Brasil superou os 140 Institutos existentes até 2002. De 2005 até 2010, já foram inaugurados 141 escolas, sendo 63 entregues desde 2003 – quando começou o governo Lula – e 78 agora. Ainda para este ano está prevista a entrega de mais 99 Institutos, somando ao todo 380 escolas técnicas em todo o País.
“Fizemos 100 anos em 5”, destacou o ministro da Educação Fernando Haddad, em relação ao dobro de escolas. “Em 1909, o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas. Hoje estamos dobrando a rede de educação profissionalizante, que tem reconhecimento internacional”, frisou Haddad.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) participou da cerimônia que ocorreu em Brasília, onde foram inaugurados simultaneamente os 78 Ifets. Para ela, essa expansão é fundamental para os jovens brasileiros e para o futuro do País. “Estamos realizando uma demanda da juventude brasileira que precisa de qualificação profissional para colocar o Brasil num patamar de destaque em relação ao desenvolvimento tecnológico”, disse Fátima.
Um investimento de mais de R$ 7,2 milhões possibilitou a inauguração de três campi em Rondônia. Um em Ji-Paraná, outro em Cacoal e ainda em Porto Velho. A escola de Ji-Paraná, que já está funcionando, recebeu 280 matrículas. As aulas nas outras duas escolas devem começar no próximo semestre.
De acordo com o reitor do Ifet Rondônia, Raimundo Jimenez, os Institutos Federais de educação profissional no estado vão viabilizar a garantia de desenvolvimento cada vez maior em função da mão-de-obra qualificada. “É um investimento humano estratégico”, definiu Jimenez.
IFET PORTO VELHO
Em 2009, a senadora Fátima fez várias articulações junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) em busca de regularizar a situação do terreno do Ifet de Proto Velho. Em dezembro passado, o ministro José Múcio deu parecer pela regularização dá área, sendo possível que o Ifet da capital também fosse inaugurado ontem.
Fonte: Henrique Teixeira
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a