Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia ganha três escolas profissionalizantes e o Brasil mais 78



Para o presidente Luís Inácio Lula da Silva, que inaugurou nesta segunda-feira (1) 78 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) em todas as regiões brasileiras, a grande revolução que está acontecendo no Brasil “é o povo pedindo e ganhando escolas”. Com essas inaugurações, o País dobrou o número de escolas técnicas. Lula desafiou, “Quem vier depois de mim, não tem o direito de fazer menos do que eu”.

Com mais esses Ifets inaugurados, o Brasil superou os 140 Institutos existentes até 2002. De 2005 até 2010, já foram inaugurados 141 escolas, sendo 63 entregues desde 2003 – quando começou o governo Lula – e 78 agora. Ainda para este ano está prevista a entrega de mais 99 Institutos, somando ao todo 380 escolas técnicas em todo o País.

“Fizemos 100 anos em 5”, destacou o ministro da Educação Fernando Haddad, em relação ao dobro de escolas. “Em 1909, o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas. Hoje estamos dobrando a rede de educação profissionalizante, que tem reconhecimento internacional”, frisou Haddad.  

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) participou da cerimônia que ocorreu em Brasília, onde foram inaugurados simultaneamente os 78 Ifets. Para ela, essa expansão é fundamental para os jovens brasileiros e para o futuro do País. “Estamos realizando uma demanda da juventude brasileira que precisa de qualificação profissional para colocar o Brasil num patamar de destaque em relação ao desenvolvimento tecnológico”, disse Fátima.

Um investimento de mais de R$ 7,2 milhões possibilitou a inauguração de três campi em Rondônia. Um em Ji-Paraná, outro em Cacoal e ainda em Porto Velho. A escola de Ji-Paraná, que já está funcionando, recebeu 280 matrículas. As aulas nas outras duas escolas devem começar no próximo semestre.

De acordo com o reitor do Ifet Rondônia, Raimundo Jimenez, os Institutos Federais de educação profissional no estado vão viabilizar a garantia de desenvolvimento cada vez maior em função da mão-de-obra qualificada. “É um investimento humano estratégico”, definiu Jimenez.


IFET PORTO VELHO

Em 2009, a senadora Fátima fez várias articulações junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) em busca de regularizar a situação do terreno do Ifet de Proto Velho. Em dezembro passado, o ministro José Múcio deu parecer pela regularização dá área, sendo possível que o Ifet da capital também fosse inaugurado ontem.

Fonte: Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)