Sábado, 25 de outubro de 2008 - 01h55
Telecentro Ganha Premio Promovido pelo Ministério
do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior.
Administrada pelo Sindicato das Micro e Pequenas Industria, em Porto Velho, uma central de computadores que serve como porta de entrada ao mundo da Internet para pequenos empresários e incentiva a inclusão digital de adolescentes carentes conquistou o primeiro lugar da primeira edição do Prêmio Telecentros de Informação e Negócios (TIN's), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O prÊmio concederá três distinções para as unidades que se destacaram em projetos de capacitação e gerenciamento de redes TIN's do país. Em segundo lugar ficou o trabalho Comunidade de Mãos Dadas, do município de Ibotirama, na Bahia, e o terceiro colocado foi a Fundação Educação Nacional São Carlos, de São Carlos, em São Paulo.
O julgamento foi feito na ultima terça-feira (21), na sede do ministério. Participaram da comissão julgadora diversos órgãos, entre eles, Confederação Nacional das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviços, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federações das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro - BA), Comissão de Valores Mobiliários, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e Associação de Telecentros de Informação e Negócios (ATN).
A solenidade de premiação será realizada em dezembro, na ultima reunião do Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Centro de Negócios
Inaugurado em 2003, o Centro de Negócios Avançados do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI) de Rondônia está aberto para mais de mil micros e pequenos empresários associados à entidade, que entram em contato com agentes de vendas da Central de Vendas Amazon Bussines, mantida pelo Simpi, que atuam na china, Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Alemanha, Austrália, Portugal, Bélgica, Inglaterra, Itália.
Com auxilio do sistema de vídeo conferência, eles mostram e negociam seus produtos em português, diretamente, para compradores no exterior.
Mais do que isso, o Centro de Negócios Avançados está difundindo as oportunidades oferecidas pela Internet para a comercialização de produtos da Amazônia e criando uma cultura de exportação, atendendo a uma tendência mundial. "São nossos empresários incluídos na aldeia global", comemora Sobral. "Um resultado imensurável para os recursos investidos para a implantação do centro R$ 30 mil, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, do Sebrae Nacional, do Simpi e Sebrae Regional", segundo Sobral.
A iniciativa já rendeu bons negócios, com a venda de portas, janelas, casas pré-fabricadas, artesanatos, madeira beneficiada, móveis finos e rústicos. Para mercados do 1º mundo como o francês, alemão, inglês e o italiano.
O Centro de Negócios Avançados do Simpi também é uma porta aberta para a inclusão digital de adolescentes carentes. Desde sua inauguração já passaram por treinamento mais de 11.000 jovens, que participaram de cursos profissionalizantes, aprendendo a digitar, construir sites visando o mercado virtual, desenvolvimento de técnicos em construção civil e móveis, cursos para atender a demanda de vagas para micro e pequena empresas.
Fonte: Simpi/ANA ARANDA
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple