Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

RONDÔNIA GANHA PRÊMIO NACIONAL


  
Telecentro Ganha Premio Promovido pelo Ministério
do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior.

Administrada pelo Sindicato das Micro e Pequenas Industria, em Porto Velho, uma central de computadores que serve como porta de entrada ao mundo da Internet para pequenos empresários e incentiva a inclusão digital de adolescentes carentes conquistou o primeiro lugar da primeira edição do Prêmio Telecentros de Informação e Negócios (TIN's), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O prÊmio concederá três distinções para as unidades que se destacaram em projetos de capacitação e gerenciamento de redes TIN's do país. Em segundo lugar ficou o trabalho Comunidade de Mãos Dadas, do município de Ibotirama, na Bahia, e o terceiro colocado foi a Fundação Educação Nacional São Carlos, de São Carlos, em São Paulo.

O julgamento foi feito na ultima terça-feira (21), na sede do ministério. Participaram da comissão julgadora diversos órgãos, entre eles, Confederação Nacional das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviços, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federações das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro - BA), Comissão de Valores Mobiliários, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e Associação de Telecentros de Informação e Negócios (ATN).

A solenidade de premiação será realizada em dezembro, na ultima reunião do Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

Centro de Negócios

Inaugurado em 2003, o Centro de Negócios Avançados do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI) de Rondônia está aberto para mais de mil micros e pequenos empresários associados à entidade, que  entram em contato com agentes de vendas da Central de Vendas Amazon Bussines, mantida pelo Simpi, que atuam na china, Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Alemanha, Austrália, Portugal, Bélgica, Inglaterra, Itália.

Com auxilio do sistema de vídeo conferência, eles mostram e negociam seus produtos em português, diretamente, para compradores no exterior.

Mais do que isso, o Centro de Negócios Avançados está difundindo as oportunidades oferecidas pela Internet para a comercialização de produtos da Amazônia e criando uma cultura de exportação, atendendo a uma tendência mundial. "São nossos empresários incluídos na aldeia global", comemora Sobral. "Um resultado imensurável para os recursos investidos para a implantação do centro – R$ 30 mil, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, do Sebrae Nacional, do Simpi e Sebrae Regional", segundo Sobral.

A iniciativa já rendeu bons negócios, com a venda de portas, janelas, casas pré-fabricadas, artesanatos, madeira beneficiada, móveis finos e rústicos. Para mercados do 1º mundo como o francês, alemão, inglês e o italiano.

O Centro de Negócios Avançados do Simpi também é uma porta aberta para a inclusão digital de adolescentes carentes. Desde sua inauguração já passaram por treinamento mais de 11.000 jovens, que participaram de cursos profissionalizantes, aprendendo a digitar, construir sites visando o mercado virtual, desenvolvimento de  técnicos em construção civil e móveis, cursos para atender a demanda de vagas para micro e pequena empresas.

Fonte: Simpi/ANA ARANDA

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi