Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia fica fora do Pacote de obras de infraestrutura


Obras como Hidrovia do rio Madeira, Duplicação da BR-364, Ferrovia Transcontinental, ponte sobre o rio Abunã estão no pacote de concessões do Governo Federal para ampliação de investimentos em rodovias e ferrovias. O alerta é do presidente da Federação do Comércio de Rondônia, Raniery Coelho, que levará a situação ao conhecimento e debate do Forum de Presidentes da Amazônia Legal, que será em Manaus, dia 29 a 30 de setembro.

Raniery mais uma vez defendeu a vinda de investimentos para o Estado. “O Governo pode até não abrir concessões para essas obras, mas que pelo menos construa com recursos próprios. Não podemos é ficar com essas demandas atrasando o desenvolvimento regional”, avaliou ao lembrar o grande momento econômico que atravessa o Estado.

A Fecomércio-RO realiza debates com os empresários e representantes do segmentos do setor produtivo sobre essas obras, mostrando as necessidades de cada uma, dentro do contexto macroeconômico de escoamento de produção e intercâmbio comercial com os países fronteiriços. Raniery ressaltou ainda que além dessas três obras, outras precisam urgentemente da atenção do Governo Federal que são o término da BR-319 (Manaus – Porto Velho), Porto da capital e a Internacionalização efetiva do aeroporto Jorge Teixeira.

Em junho desse ano, o Fórum Pró-Rondônia, formado pela Fecomércio, e outros órgãos parceiros do setor produtivo discutiu esses projetos e, ao final, enviaram uma Carta-Manifesto à Presidente Dilma Roussef, ao Ministério do Transporte, bancada federal de Rondônia e governador Confúcio Moura pedindo a viabilização desses projetos, destacando-os como essenciais para o desenvolvimento da região Amazônica.

FERROVIA

A Ferrovia Transcontinental fará a ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico, com início no Rio de Janeiro, passando pela região Centro‐Oeste e chegando a Rondônia por Vilhena até Porto Velho, de onde seguirá até a divisa com o Peru atravessando o Estado do Acre. As relações comerciais com o Peru e o Estado nunca tiveram tão próximas de se concretizar. Na semana passada, a 1ª Expo Peru da Amazônia, em Porto Velho, recebeu uma comitiva de empresários e autoridades peruanos interessados em abrir um intercâmbio comercial.

BR-364

A Duplicação da BR‐364 torna‐se necessária porque hoje é o modal por onde passa grande quantidade de produtos. A rodovia está deteriorada devido ao trânsito de carretas que diariamente chegam à capital trazendo desde maquinários das usinas do Madeira, alimentos e outros. rodovia de fundamental importância para o escoamento da produção de toda a região Norte e Centro Oeste do País, interligando inclusive o Caribe.

HIDROVIA DO MADEIRA

A Hidrovia do Madeira precisa ser efetivamente implantada. O maior problema está na falta de sinalização, dragagem, pedrais e mapeamento eco‐batimétrico (mede a profundidade do rio). Somente em 2010, a hidrovia foi responsável pelo transporte de mais de 3,6 milhões de toneladas de cargas como milho, açúcar e eletrônicos, entre os portos de Itacoatiara e Santarém. hidrovia do rio madeira localizado no corredor norte especializado no transporte de soja. Atualmente transporta cerca de 2 toneladas/ano.

AEROPORTO JORGE TEIXEIRA

O aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho, tem status de Internacional, mas só no nome. Nunca operou com voos internacionais efetivos, fugindo de sua finalidade e das atribuições pelo qual recebeu investimentos federais. A abertura da fronteira para o comércio internacional com os países da América Andina favorece o turismo. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou Portaria no dia 6 de agosto de 2012 possibilitando voos semanais entre Brasil e Peru à empresa aérea TAM.

BR-319

Vai melhorar ainda mais o escoamento da produção entre o Estado do Amazonas e Rondônia, principalmente entre as capitais dos dois Estados, Manaus e Porto Velho. A recuperação dos 400 quilômetros restantes da BR-319 está orçada em R$ 400 milhões. Ao todo, a estrada possui 859 quilômetros de extensão. O Dnit aguarda a conclusão dos estudos de impacto ambiental para recomeça-la. A BR 319 é outra via de escoamento de produtos de Rondônia. O Amazonas é um dos grandes consumidores de carne, peixe e hortifrutigranjeiros produzidos em Rondônia.

Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)