Quinta-feira, 10 de setembro de 2009 - 14h06
O Simpi e parceiros, tem desenvolvido ações para incentivar o pequeno empreendedor a sair da informalidade. Montou toda estrutura necessária para o atendimento ao informal, inclusive com treinamento de funcionários, e de modo que fosse atendido desde a abertura de sua empresa até orientação para que participasse de licitações em qualquer órgão público, devidamente acompanhado de contador e advogado, se necessário.
Mais recentemente o SIMPI-RO criou uma campanha de conscientização na mídia para que o Empreendedor Individual conhecesse os benefícios da nova lei, e que além dos registros no CNPJ, na Junta Comercial e na Previdência Social, também teria licença especial da prefeitura para funcionamento imediato, para isso bastava assinar o Termo de Ciência e Responsabilidade, com efeito de Alvará de Licença de Funcionamento Provisório, que seria enviado para a Junta Comercial. E isto tudo gratuitamente.
De acordo com Leonardo Sobral, este processo vem sendo implantado em várias capitais brasileiras, e última sexta-feira (04), seria vez de Rondônia, conforme planejamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No dia 4 de setembro foram interligados mais cinco estados, os quais passaram a realizar a inscrição do Empreendedor Individual: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo, que se juntaram aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Rondônia, que entrava neste pacote, infelizmente por falha ainda não exatamente determinada, ficou de fora, " enviaremos oficio a Junta Comercial do Estado de Rondônia , ao CERPRO e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pedindo esclarecimento, ate porque há mais de 5.000 empreendedores na fila só em Porto Velho" comentou Leonardo Sobral (SIMPI-RO).
Sobral informou ainda que o público alvo do Empreendedor Individual é de aproximadamente de 11 milhões em todo o país. A meta é formalizar 10% desse público até o fim de 2010.
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL É LEI
Empreendedor Individual é a figura jurídica criada pela Lei Complementar 128/08, que entrou em vigor dia 01 de julho de 2009, e que facilita a formalização de empreendedores informais que exercem atividades como manicures, costureiras, salgadeiras, pipoqueiros, chaveiros e eletricistas. O registro desses empreendedores será feito de graça, pela internet, no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br e a previsão é que ele esteja formalizado em até 30 minutos.
Fonte: Gentedeopinião
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple