Sábado, 6 de julho de 2013 - 12h07
O governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), realizou na noite de ontem, sexta-feira (5), uma solenidade sobre o Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase em Rondônia. O evento foi realizado no Rondon Palace Hotel, e contou com a presença de autoridades e colaboradores no combate à doença.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Agevisa, instituiu o dia 7 de julho como Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase, conforme a Lei Estadual nº 3113, de 25 de junho de 2013. A data é uma referência ao nascimento da enfermeira Wally Hirschmann, profissional que teve sua dedicação e militância para o controle da hanseníase no Estado.
A secretária Estadual da Paz (Sepaz), Maria da Penha, representou o governador em exercício, Airton Gurgacz, e disse que conheceu a enfermeira Wally Hirschmann, e que era uma profissional que colocava o amor no trabalho e quebrava paradigmas. “Com sua competência e dedicação, esta profissional conduziu Rondônia com conquistas importantes”, destacou.
A diretora-geral da Agevisa, Arlete Baldez, fez um levantamento do cenário da hanseníase em Rondônia, antes e depois da passagem da enfermeira Wally Hirschmann. “Com a criação do dia de mobilização contra a hanseníase o Estado passa a ter o dia oficial de luta do controle da hanseníase com atividades de campanhas nos 52 municípios”.
Para encerrar a solenidade foi realizada uma homenagem aos familiares da enfermeira Wally Hirschmann, onde foi demostrando um vídeo contando uma pouco da sua trajetória de vida. Em seguida teve a apresentação da Orquestra da escola Daniel Neri.
Wally Hirschmann
O Programa Estadual de Controle da Hanseníase começou a ser estruturado na década de 90, graças ao compromisso da enfermeira Wally Hirschmann, tornando-se um marco na história da implementação da política de controle da doença.
Natural de Panambi (RS), a enfermeira Wally Hirschmann mudou-se para Rondônia no final da década de 80 e dedicou boa parte de sua vida e seu trabalho em benefício da população deste Estado, em prol da saúde dos rondonienses. Com sua competência e dedicação, esta profissional conduziu Rondônia a conquistas importantes, trazendo Rondônia como referência nacional e internacional em reabilitação física na hanseníase.
Sua capacidade aglutinadora e de liderança foi tão efetiva que, sob a sua coordenação, Rondônia fez parcerias por meio de projeto com a ONG Holandesa NHR – parcerias que persistem até hoje, nas áreas técnica financeira para ações de controle da doença.
A enfermeira Wally Hirschmann faleceu em 2001, e ficou conhecida como uma profissional lutadora, competente, misericordiosa e restauradora, pois ajudava o paciente a enfrentar o preconceito da hanseníase.
Hanseníase
Em Rondônia, a hanseníase hoje se encontra com uma taxa elevada de doentes. O Ministério da Saúde preconiza que o ideal é ter menos de 2 doentes para cada 100.000 habitantes. Apesar de ser uma doença milenar ainda é notificada em 105 países e territórios, com 219.075 casos diagnosticados em 2011.
O Brasil em número de casos absolutos é o segundo país no mundo a notificar casos de hanseníase, apenas o país da Inda tem maior número de casos acima do Brasil. Em 2012, foram diagnosticados 33.303 casos novos de hanseníase, destes 2.246 em menores de 15 anos, com coeficiente geral de detecção 17,17/100 mil habitantes.
Hoje a região Norte é considerada endêmica para a hanseníase, respondendo por 28% dos casos novos em menor de 15 anos e 42% do total de novos casos de hanseníase na população geral, segundo dados do Ministério da Saúde (2011).
Apesar da gravidade da doença e dos seus impactos físico e emocional, todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. As deformidades físicas causadas pela doença podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, imediato e regular.
Fonte: Elaine Barbosa Souza
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)