Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia apresenta trabalhos em áreas tecnológicas


O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece até esta sexta-feira (1º), no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC), está sendo um portal de oportunidades e trocas de experiências para os alunos e professores dos Câmpus do Instituto Federal de Rondônia, representado por uma delegação composta por 47 integrantes. Com o tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”, o Fórum busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação. A programação inclui debates, conferências, oficinas, mostra de inovação tecnológica, artes, pôsteres científicos, feira gastronômica, economia solidária e livro.

Nos cinco dias de duração do evento, os alunos dos Câmpus Vilhena, Colorado, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho expuseram seus trabalhos, além interagirem com outros pesquisadores. Neste sentido, o Instituto Federal participa do Fórum com mais de dez trabalhos aprovados, que contemplam ações em áreas da gastronomia, inovação tecnológica, inclusão educacional, cultura e sustentabilidade. As mostrasdos trabalhos acontecem em pôsteres, mostras e debates.

Para o reitor do IFRO, Raimundo Vicente Jimenez, com a realização do Fórum, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) fomenta a produção cientifica e tecnológica e dá visibilidade aos educadores e estudantes. “O evento eleva e se fortalece na medida em que consegue realizar de forma exitosa um fórum mundial com a participação de mais de 15 mil pessoas, com amplos e variados debates, mostras científicas e tecnológicas, além de múltiplas e variadas apresentações artístico-culturais, com destaque para o entusiasmo de nossos alunos”, frisa Jimenez.

Na avaliação de Jimenez, a delegação do IFRO está representando de forma competente, o cotidiano e o sério trabalho educativo realizado por toda a comunidade acadêmica do Instituto. “Mais uma vez mais fomos destaque no Fórum, tanto pela qualidade e inovação dos stands e trabalhos, quanto pelas oficinas gastronômicas realizadas. Foi muito gratificante receber elogios de tantas pessoas pela brilhante atuação do IFRO”, destaca.

Durante o Fórum, alunos do Campus Ariquemes realizaram oficinas interativas sobre tecnologia de processamento e derivado das espécies tambaqui e pirarucu e de derivados do cupuaçu e pupunha. Na Mostra de Inovação Tecnológica, o IFRO apresentou o projeto de minhocultura do Campus Cacoal, que também expôs na área de artes plásticas. De Ji-Paraná, a experiência repassada ao público foi através de painel temático sobre as técnicas alternativas de distribuição de água em pequenas propriedades rurais.

Outra atividade rondoniense em exposição é o de inclusão educacional aplicada aos internos da Penitenciária de Segurança Máxima de Rondônia. Através de pôster, a Penitenciária Federal de Porto Velho, o Instituto Federal de Rondônia e a Secretaria de Educação do Estado apresentam os resultados alcançados com a realização de cursos profissionalizantes em Auxiliar de Vendas e Auxiliar em Administração. O projeto faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica e Formação Inicial e Continuada-PROEJAFIC.

O evento também reservou espaço para reuniões com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Marco Antônio de Oliveira. O reitor e os diretores de Campus, Maria Fabíola Santos (Vilhena), Juliano Cristhian Silva (Cacoal) e Mércia Bessa Coelho (Porto Velho) trataram sobre o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e ao Emprego (PRONATEC) e o orçamento para 2013. O secretário pediu o empenho e apoio dos diretores para fortalecer o programa na Rede Federal, já que a oferta de cursos, que ainda é pequena (apenas 12%), trará mais recursos do MEC para os institutos.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)