Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Roberto Sobrinho no lançamento do Pronasci


Lançado oficialmente ontem(20) no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões  até o final de 2012 em 94 ações que passam pela formação e valorização de profissionais da segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência dentre outras.

"O Programa tem componente inédito porque articula políticas de segurança com ações sociais, focando em ações que objetivem atender no sistema penitenciário a população entre 18 e 24 anos, que será separada por natureza do delito, impedindo que os que cometem crimes de menor delito sejam contaminados por presos perigosos", afirma a senadora Fátima, presente ao lançamento do Programa, juntamente com o prefeito Roberto Sobrinho.

Inicialmente, o programa será implantado nas 11 regiões metropolitanas mais violentas, segundo dados dos Ministérios da Saúde e da Justiça. São elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília(Entorno), Curitiba, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

"As ações do Programa revelam que estamos no caminho certo. A formação dos policiais e a instituição da polícia comunitária são duas providências que, onde foram adotadas, deram muito certo, reduzindo o risco a que estão expostos os jovens em áreas de pobreza e dominadas pelo crime organizado", declarou o prefeito Roberto Sobrinho.

O Bolsa-Formação é uma das ações centradas no policial, agente penitenciário, bombeiro e perito. Para ter acesso à Bolsa de R$ 400, o policial terá que participar e ser aprovado em cursos de capacitação promovidos, credenciados ou reconhecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Outra ação é crédito da Caixa Econômica Federal para policiais adquirirem casa própria em locais distantes do crime organizado.  

"Os policiais não podem viver, conviver com medo nas regiões dominadas pelo tráfico. Eles não podem usar fardas porque têm medo. É fundamental retirá-los destas áreas de risco para que possam trabalhar com segurança", disse o ministro da Justiça, Tarso Genro, durante lançamento do Programa.        

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)