Quinta-feira, 22 de setembro de 2011 - 06h33
Em entrevista ao jornalista Eudes Lustosa, do programa Falando a Verdade, da Rádio Maíra, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, falou de várias ações municipais, como pavimentação asfáltica, viadutos, fiscalização e compensações ambientais. O apresentador Eudes Lustosa iniciou o programa falando da antecipação das chuvas, que costumeiramente começam no final de outubro. O jornalista questionou se isto estaria atrapalhando o cronograma de obras da prefeitura. “Estranhamos essa precocidade das chuvas e estamos acelerando nossas frentes de trabalho. A chuva atrapalha principalmente na obra de drenagem, pois a pavimentação que a prefeitura vem realizando acompanha drenagem, um beneficio que só é visto quando iniciam as chuvas”, disse.
Eudes questionou sobre as obras dos viadutos em que fase estaria. O prefeito esclareceu que 40% da obra já foi executado. “Esta obra será de grande importância para Porto Velho, por isso não estamos medindo esforços para concluí-la. Infelizmente tivemos problemas com a empresa anterior que abandonou a obra nos deixando na mão. Fomos obrigados a abrir outra licitação que foi concluída com a contratação da empresa Egesa, que vai concluir os viadutos. Estamos priorizando os viadutos do Trevo do Roque e da Jatuarana e ainda a trincheira da Prudente de Moraes. E o restante da obra a previsão é concluir até o final do próximo ano”, adiantou o prefeito.
Ele disse ainda que várias frentes já estão trabalhando. “Quem passa pela Prudente e pela Jatuarana já vê a movimentação dos trabalhadores. E nos intervalos dessas chuvas inesperadas a previsão é que os trabalhos sejam acelerados”, comentou.
Outro assunto destacado no programa foi sobre os recursos de compensações ambientais, tema da reunião do prefeito com os diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na última semana. O prefeito explicou que os recursos previstos para compensações ambientais entre as duas obras hidrelétricas somam cerca de R$ 95 milhões, que até hoje não foram liberados. “O BNDES possui um programa denominado Subcrédito Social que destina linhas de crédito para as empresas responsáveis por grandes obras em todo o país. Estes recursos servem para que se criem condições de fortalecer os empreendimentos sociais e econômicos do entorno destes empreendimentos. Porém, a falta de decisão da Câmara de Compensações do Ministério do Meio Ambiente que avalia onde serão aplicados estes recursos, não se definiu. E este encontro que tive na semana passada foi justamente para falar necessidades do município que já está sofrendo impactos destas obras. Em relação às compensações sociais, tudo está caminhando, já conseguimos construir mais escolas, para ampliar o número de vagas; unidades de saúde, ações no trânsito e outras. Mas as compensações ambientais que poderão ser utilizadas na reforma e manutenção de nosso parque natural, no reflorestamento, em fiscalização e demais atividades ambientais, estas ainda não foram liberadas”, observou.
Roberto encerrou sua participação agradecendo o espaço cedido pela emissora. “Quando respondo aos questionamentos de um jornalista estou respondendo a milhares de pessoas. A imprensa torna mais próxima a relação da administração municipal com a comunidade, por isso sempre que posso estou nos veículos de comunicação esclarecendo sobre as ações da prefeitura”, disse.
Fonte: Meiry Santos
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d