Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 10h20
Em entrevista ao vivo ao programa “Trecho Crítico”, apresentado on line pela “AllTV Amazônia”, do site Rondoniagora, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, falou que o presidente da Assemblélia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), é um irresponsável por divulgar notícias inverídicas e sem apresentação de provas. Para o prefeito, o parlamentar, ao invés de apresentar denúncias municiadas de provas, faz apenas fofocar. O prefeito também respondeu as perguntas dos internautas feitas via e-mail.
A entrevista foi concedida ao jornalista Gérson Costa e a presença do prefeito foi a convite da produção do programa no Trecho Crítico, para que ele pudesse responder as acusações feitas pelo presidente da AL/RO em um programa anterior, quando o parlamentar chegou a afirmar que Roberto Sobrinho tinha conhecimento das irregularidades ocorridas na Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) que estão sendo investigadas pelo Ministério Público de Rondônia. Hermínio também lançou suspeita sobre as demais secretárias municipais.
Denúncia vazia
Ao assistir o trecho da entrevista em que o presidente da Assembléia Legislativa faz as acusações, Roberto Sobrinho classificou de denúncias vazias as afirmações feitas por Coelho. O prefeito lembrou que no período em que Hermínio foi presidente da Câmara de Vereadores, nunca apresentou qualquer denúncia relativa à Emdur ou á qualquer outra suposta irregularidade, nesse caso, então teria prevaricado, caso fossem verdadeiras quaisquer de suas acusações. “O deputado não disse nada com nada. E sobre eu conhecer as irregularidades da Emdur, ele não apresenta nenhuma prova. Isso é uma irresponsabilidade, ele só sabe é fazer fofoca. E político que só faz fofoca não contribui em nada com o desenvolvimento da cidade que e com a melhoria da qualidade de vida da população”, disse o prefeito que lembrou também o caso das horas/máquinas. “Quando ele era vereador ele me fez a denúncia de irregularidade na licitação para a contratação de horas máquinas pela prefeitura. Ao saber disso, mandei cancelar a licitação e comuniquei a decisão a ele. Só que o Tribunal de Contas disse que não havia nada de errado e a licitação estava correta. Então com o respaldo do TCE mandei realizar a licitação. Aí ele passou a dizer que eu estava de conchavo com as empresas”, frisou.
Roberto Sobrinho lembrou que nos seis anos em que foi vereador da capital, Hermínio Coelho conseguiu se destacar pela apresentação de dois projetos, ambos de nenhuma relevância à população. Um legalizava as brigas de galos e o outro obrigava o fechamento dos supermercados aos domingos. O prefeito adiantou que se tivesse o deputado tivesse feito as acusações apresentado provas ele teria mandado apurar os fatos, atitude que tomou ao tomar conhecimento das supostas irregularidades feitas por um site da capital. “Essa informação tomei conhecimento há cerca de uns 40 dias quando o site denunciou que havia na praça uma série de cheques sem fundo da Emdur e que o serviço de iluminação pública seria paralisado. Ao saber disso imediatamente destituir toda a diretoria anterior e mandei a nova que foi empossada apurara as denuncias. Foi constatado, preliminarmente, que o caso envolvia não só questões administrativas, mas criminais também. Diante disse, fui até o Ministério Público para que apurasse o caso”, explicou o prefeito.
O prefeito também foi claro sobre a atitude revanchista que passou adotar o presidente da AL. " Acontece que o parlamentar teve seus interesses contrariados. Quando ele era bem atendido por toda a prefeitura, no atendimento de suas demandas como vereador ele nunca falou de nada. Agora depois que dissemos não a ele que queria dinheiro público, ele passou a nos atacar e ainda traiu o partido que o elegeu", lembrou Roberto.
Queria que a empresa pagasse
Roberto Sobrinho também foi enfático em afirmar que a pose de moralista do presidente da Assembléia, não condiz com a conduta do político Hermínio Coelho. Para ilustrar o que afirmava, Roberto Sobrinho lembrou de uma viagem que fez a Fortaleza (CE) na companhia do então vereador do PT Hermínio Coelho, em que ambos ficaram hospedados no hotel da empresa Marquise, a responsável pela coleta de lixo de Porto Velho. “Eu viajei pagando tudo do meu próprio bolso, inclusive as diárias do hotel. Mas Hermínio, por ser vereador, queria que a Marquise pagasse a diária dele, o que a empresa não concordou. Essa não é atitude de político que tem conduta moral exemplar”, disse.
O prefeito lembrou também que as gravações feitas pela Polícia Federal na operação Termópilas, apontam para o suposto envolvimento do deputado Hermínio Coelho no caso e que também é muito difícil o deputado sendo o vice-presidente da Casa, não ter conhecimento do que o ex-deputado Valter Araújo fazia. Sobrinho lembrou também que Hermínio Coelho foi um dos principais articuladores da candidatura de Valter para a presidência da Assembléia.
Obras da prefeitura
No programa, o prefeito de Porto Velho respondeu também as perguntas enviadas por e-mail. Ao internauta José Marques, que questionou sofre o “fôlego” financeiro da prefeitura sem as compensações das usinas hidrelétricas, Roberto Sobrinho afirmou que hoje Porto Velho vive um de seus melhores momentos em função da parceria da prefeitura, antes com o presidente Lula e agora com a presidente Dilma, que possibilitaram vir para o município obras vultosas como a construção do complexo energético do rio Madeira, uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Os recursos das compensações dessas usinas permitiram que a prefeitura realizasse um conjunto de ações em prol da cidade e da comunidade. Um exemplo, é a pavimentação da cidade. Em 92 anos, os prefeitos anteriores asfaltaram quatrocentos dos mil e duzentos quilômetros de ruas que existem em Porto Velho. Em oito anos de mandato vou deixar esse mesmo tanto de asfalto e ainda vão ficar mais quatrocentos quilômetros para serem asfaltados pelo próximo prefeito. Construímos também várias unidades de saúde na zona urbana e rural. Nesta terça-feira, vou inaugurar duas Unidades de Pronto Atendimento construídas com recursos federais e das compensações. Construímos também escolas, praças, creches que estão aí pa5a atender melhor a população.
Para o internauta Carlos Caldeira, que questionou a eficiência da gestão municipal, o prefeito lembrou que recentemente uma pesquisa feita pelo Ibope, atribuiu a sua administração 72% de aceitação popular, índice bem acima de administrações de outras capitais como Vitória/ES (37%), Fortaleza/CE (35%, Recife/PE (36%), São Paulo (SP), 30% e Salvador /BA (30%). Esse índice coloca o prefeito Roberto Sobrinho com um dos melhores do país.
Fonte: Rondoinformação
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc