Quarta-feira, 4 de abril de 2012 - 19h20
O Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, esteve reunido nesta quarta-feira, 04, no auditório do Sebrae, com representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para avaliar a agricultura no município. No encontro estiveram presentes produtores de diversas comunidades dos 13 distritos da capital e os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Jeoval Batista; de Educação, Ângela Aguiar; de Obras, Míriam Saldaña; o presidente da Empresa municipal de Desenvolvimento Urbano, Klebson Lavor; o representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Valdomiro Barros e os vereadores José Wildes e Jurandir Bengala.
O Prefeito Roberto Sobrinho anunciou a construção de postos de saúde, escolas e melhorias nas estradas, que são hoje as maiores reivindicações do povo do campo. “Hoje, cerca de 18% da população de Porto Velho está na área rural. Já estamos com máquinas dando manutenção nos pontos críticos das linhas. Nos distritos de Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Jacy-Paraná e União Bandeirante estamos providenciando uma retroescavadeira e uma caçamba para resolver os problemas nas estradas da Zona Rural”, disse o prefeito.
Sobrinho disse ainda que a prefeitura vai comprar duas patrolas, uma retroescavadeira, duas pás e cinco caçambas. Este equipamento vai facilitar os trabalhos da prefeitura e diminuir gastos de contratação de serviços terceirizados, além de proporcionar mais empregos. Também estamos investindo alto na área da aquicultura. “E trabalharemos melhor a questão da agroindústria, fortalecendo aquelas que já estão trabalhando e gerando uma boa renda para os produtores e verificando o que pode ser feito com as que apresentam dificuldades para funcionar”, comentou.
Falou também da satisfação em saber do trabalho de recuperação das áreas degradadas, com estocagem, gradagem, aração e incorporação de calcário, além de pecuária de leite. “Fico muito feliz em saber que hoje já temos 72 produtores do Programa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável”, ressaltou.
Saúde
O prefeito anunciou vários benefícios para a Saúde nos distritos. “Nos próximos dias teremos boas notícias em relação às lotações nas Unidades de Saúde. Estamos analisando uma gratificação para solucionar a falta de profissionais nestas localidades. Temos as unidades equipadas e uma boa estrutura, mais ainda temos este obstáculo. Temos ainda outras obras em andamento. Estamos construindo Postos em Calama, Rio Pardo e Joana D’arc. No dia 13 entregaremos a unidade de Extrema e estamos terminando a construção do P.A em Jacy-Paraná, e Zonas Leste e Sul da cidade”, disse.
Educação
Outro anúncio importante foi o das obras em escolas de União bandeirantes, com dez salas em Rio Pardo e uma creche em Jacy-Paraná, que já está pronta dependendo apenas de contratação de profissionais. Ângela Aguiar, secretária da Semed, afirma que tudo o que compete ao ensino no campo está sendo analisado com carinho. “Viemos aqui ouvir as demandas e nos colocar à disposição da população. Temos como representante da Semed, no conselho de Desenvolvimento Rural, Ivonete de Farias que está sempre nos atualizando sobre o que compete à secretaria para que possamos atender a demanda”, disse Ângela Aguiar.
Conselho
O secretário da Semagric, Jeoval Batista, disse que o conselho municipal de Desenvolvimento Rural é representado por várias associações e cooperativas de produtores e procura agir em cima das necessidades do homem do campo. “Temos cerca de sete mil famílias atendidas diretamente pela Semagric, fora as de forma indireta. Quando é implantada uma agroindústria, por exemplo, ela atende não só a associação, mais toda a população ao redor”, afirma.
Representantes
Edmo Ferreira, 39, é de União Bandeirantes, e fala da melhoria na área rural. “Sou agricultor há muito tempo e perdi oportunidade de estudar, pois tinha que ajudar minha família. Agora as novas gerações têm a possibilidade de estudo sem que a família fique desamparada. Meus olhos se encheram de lágrimas quando soube que com o aumento de salário dos médicos, agora teremos atendimento. Depois da administração do prefeito Roberto Sobrinho, a agricultura de Porto Velho renasceu”, conta.
Rosângela da Silva, 42, é do assentamento Joana D’arc, onde residem 750 famílias. Ela aproveitou a reunião para expor as dificuldades da sua comunidade. “Esta reunião está sendo boa, porque eu percebo que vão entrar com providência para as nossas necessidades. Estamos plantando açaí e macaxeira. Já conseguimos uma linha de crédito para a gente plantar mais, agora precisamos de outra para realizar a irrigação de forma adequada, com poço artesiano, pois na época de verão costuma faltar água”, conta.
Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep