Terça-feira, 21 de junho de 2011 - 17h22
Para o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, o controle social exercido pela comunidade por meio dos conselhos municipais, é necessário para inibir a corrupção no serviço público. A afirmação foi feita, nesta terça feira, 21, na abertura do segundo dia de debates na VII Conferência Municipal de Saúde de Porto Velho / Congresso de Atenção Básica – Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um desafio para o SUS, que ocorre no Teatro Banzeiros.
Em sua fala, Roberto Sobrinho foi enfático em afirmar que somente com uma sociedade mais atuante, exercendo também o seu papel de fiscal, é que o poder público melhorará a aplicação de recursos, principalmente na área da saúde onde a demanda é sempre crescente. “Melhorar essa aplicação é fundamental para assegurar o serviço prestado à população. Por isso, considero essa conferência um momento importante para a saúde em Porto Velho, porque é por meio desse debate democrático que podemos aprimorar as políticas públicas acolhendo ou adequando as propostas e sugestões vindas diretamente da sociedade”, frisou o prefeito.
Participação democrática
Roberto Sobrinho adiantou ainda que classifica a democracia representativa importante, mas a participativa também é fundamental, tanto quanto ou mais, ao eleger seu candidato. Para ele, eleitor não pode se preocupar apenas em votar, ele tem que ser proativo, participar das decisões de governo por meio das entidades organizadas da sociedade civil. O prefeito citou o próprio exemplo de Porto Velho, que desde que assumiu a prefeitura, em 2005, vem estimulando essa participação popular. E os avanços são visíveis na área da saúde, onde a prefeitura conseguiu ampliar para 70% da população (o equivalente a mais de 200 mil pessoas) a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF).
Atualmente, o programa é executado na capital de Rondônia por 63 equipes, mas até o final do próximo ano, a meta da prefeitura é elevar esse número para 100 equipes. Hoje, a maioria das unidades básicas da rede municipal de saúde já funciona no sistema do PSF e as que ainda não adotaram essa medida, estão sendo estruturadas para esse fim.
Ainda na área da atenção básica, o prefeito lembrou que até o final do seu mandato, serão inauguradas, reformadas e ampliadas várias unidades de saúde aumentando a capacidade de atendimento da prefeitura. E anunciou a retomada das obras das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que a prefeitura constrói em Porto Velho numa parceria com o Governo Federal e o consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR). “A empresa que estava construindo as Upas abandonou a obra porque faliu, mas o problema já foi resolvido com a contratação de outra empresa. Ainda esta semana, os serviços serão reiniciados, começando com a que está sendo construída na zona sul, na Jatuarana”, disse.
Parceria com o governo
Outro anúncio passado pelo prefeito, é que no próximo dia 04 de julho, a prefeitura irá oficializar a doação para o governo, de um terreno próximo à maternidade Mãe Esperança, onde será construído um novo hospital de urgência e emergência. “Fora isso, o governador Confúcio já me confirmou que o Estado irá construir duas UPAs na capital, somadas as três da prefeitura, haverá um reforço significativo ao atendimento na área da atenção básica”, afirmou.
O prefeito também reforçou o pedido para que a sociedade ajude a prefeitura fiscalizando os serviços públicos. “A máquina administrativa municipal é muito grande. São mais de 12 mil funcionários e é impossível termos o controle de tudo. Por isso, pedimos que a população, ao saber de qualquer indício de irregularidade, denuncie que iremos tomar as medidas cabíveis que o caso requer, como temos feito com todas as denúncias que chegam até nós”, concluiu.
Fonte Joel Elias
Fotos: Medeiros
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes