Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Novo órgão atuará na proteção e na promoção de políticas voltadas às mulheres do município.


Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, ocorrida na última quarta-feira (19). A deputada estadual e presidente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alero, Ieda Chaves (União Brasil), acompanhou a solenidade e destacou a importância do novo órgão.

O espaço funcionará como um espaço exclusivo para o acolhimento, valorização e defesa dos direitos das mulheres. Entre seus objetivos estão fiscalizar programas municipais de igualdade de gênero e cooperar com entidades estaduais e nacionais no combate à violência contra a mulher. O evento também contou com programação em alusão ao Dia da Consciência Negra, reafirmando o compromisso com a dignidade da mulher, a inclusão e o combate ao racismo.

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari - Gente de Opinião

Durante o evento, a deputada ressaltou que as dificuldades enfrentadas pelas mulheres muitas vezes não são percebidas pelos homens, tratando-se de uma questão cultural. “É muito importante que a gente fale para que os homens também possam ouvir”, afirmou. Ela também observou que as desigualdades persistem por fatores culturais e defendeu a ampliação do debate sobre a formação de meninos e meninas. “Nós criamos meninos. Então por que ainda existe tanto machismo? Por que ainda existem tantos casos de feminicídio?”, questionou Ieda Chaves.

A parlamentar ressaltou que a Procuradoria oferece espaço institucional para identificar demandas e propor políticas públicas. “A lei precisa ser de fato executada. Legislação não nos falta. Se houver alguma política que ainda não exista, temos o poder de aprová-la”, declarou.

Trabalho integrado

A procuradora da mulher da Câmara Municipal daquela cidade, vereadora Zilmar Domingues (PRB), agradeceu pela instalação do espaço e destacou a importância do trabalho integrado. “Nós vamos trabalhar em rede para levar acolhimento às mulheres candeienses”, afirmou. Ela citou a parceria entre vereadoras, setores do município e a participação da deputada Ieda Chaves na construção de ações conjuntas.

Registros

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e lideranças. Entre elas, estavam o prefeito Lindomar Garçon (PRB), a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Jucilene Moraes; a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Luciana Saldanha; a vereadora de Jaru, Sol de Verão (PL); a procuradora e ouvidora, Andrea Damascena; a ativista do Movimento das Mulheres, Mara Valverde; o delegado da polícia civil, Sandro Moura; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Paulo Adriano, e a secretária municipal de Assistência Social, Shirlei Barbosa. Também fizeram parte do evento lideranças comunitárias, além da comunidade local.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)