Segunda-feira, 15 de junho de 2015 - 12h04

A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, e a diretora de Previdência, Universa Lagos, participaram da primeira edição do Fórum Norte/Nordeste de Previdência Pública e Complementar para o Servidor Público, realizado no Palácio dos Despachos do Governo de Sergipe, na terça e quarta-feira da última semana (9 e 10).A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, e a diretora de Previdência, Universa Lagos, participaram da primeira edição do Fórum Norte/Nordeste de Previdência Pública e Complementar para o Servidor Público, realizado no Palácio dos Despachos do Governo de Sergipe, na terça e quarta-feira da última semana (9 e 10).
O objetivo do evento foi discutir o modelo de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) e a necessidade de se alterar o futuro previdenciário dos Estados, preservando o direito adquirido do servidor público e respeitando sua expectativa de direito.
Representando o governador Jackson Barreto, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, recepcionou os dirigentes de Regimes Próprios presentes no evento e destacou a importância de Sergipe iniciar os estudos para se inserir neste cenário. “Temos um déficit previdenciário que é real. Por isso, toda a iniciativa que for pensada para amenizar e solucionar esse problema deve ser estudada. Só assim, poderemos traçar novos rumos para a Previdência em nosso Estado”, argumentou.
Para o diretor-presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio, a realização do encontro em Sergipe viabilizou ao governo planejar o futuro da previdência, no sentido de desenvolver novas ferramentas que permitam a amortização do déficit previdenciário. “Este é um momento ímpar para o Estado, quando podemos discutir, junto aos demais entes, novas metas visando amenizar ainda mais o déficit. Acreditamos que a Previdência Complementar se mostra como saída para atender às necessidades e manter o equilíbrio financeiro e atuarial, fortalecendo a meta de construir uma sociedade justa e igualitária”.
O Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Jaime Mariz, palestrou sobre o tema “Previdência Complementar para os Estados e Municípios: contribuição para o equilíbrio do RPPS”, e disse que o fundo já é realidade na União e em quatro Estados, e que Sergipe oportunizou, nos dois dias do Fórum, um grande debate, resultando numa carta endereçada às autoridades competentes para que o projeto possa se materializar.
“Este encontro em Aracaju serviu para que nós equiparássemos as informações, e a discussão apontou para a conveniência de pedirmos a presidência da República a criação desse fundo que nós estamos rotulando de PrevFederação, para viabilizar os Estados das regiões Norte e Nordeste criarem também suas Previdências Complementares, darem efetividade ao comando constitucional do equilíbrio financeiro e atuarial, e nós entregarmos aos nossos filhos uma previdência sustentável a longo e a curto prazo”, explicou Jaime Mariz.
Ao manifestar sua expectativa no sentido de que o máximo de entes federativos possa aderir ao fundo, a procuradora-chefe da Manaus Previdência, Iza Amélia, ressaltou que vê na Previdência Complementar a garantia da sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro.
Segundo a presidente do Iperon, o encontro superou as expectativas. “Na oportunidade debatemos o tema da previdência complementar como contribuição para o equilíbrio dos RPPS, apontando que o Estado de Rondônia já possui lei instituindo a Previdência Complementar, entretanto, ainda não foi efetivada em virtude da opção, como o fizeram outros Estados, a exemplo de Pernambuco, Ceará e Alagoas, de se utilizar de entidade fechada de previdência complementar, de natureza pública, que ainda está em fase de criação, mas que tem sido denominada de PrevFederação. Nesse sentido, buscamos, agora, a criação dessa entidade fechada”, explicou Maria Rejane.
A proposta de criação da PrevFederação foi entregue ao ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, na quarta-feira. De acordo com Jaime Mariz, o ministro fará a entrega pessoal à presidente Dilma Rousseff. Ele sugeriu que o governador Jackson Barreto, na qualidade de anfitrião da reunião, encaminhe cópia aos ministros da Fazenda e Planejamento.
Estiverem presentes no Fórum, dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Tocantins e Rio Grande do Norte, e dos municípios de Fortaleza e Manaus.
Fonte
Texto: Jêile Schwambach
Fotos: Jêile Schwambach
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)