Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

RIO PARDO: Cassol oferece área do estado como alternativa



Cassol reúne-se com moradores da Reserva do Rio Pardo e apresenta proposta para evitar a desocupação da área

O governador Ivo Cassol foi na tarde deste sábado (25) até a Reserva do Rio Pardo, distante cerca de 80 quilômetros de Buritis, praticamente no meio da floresta, para reunir-se com os moradores daquela região em busca de uma alternativa para a determinação do Ministério do Meio Ambiente de que todo o rebanho bovino deverá ser retirado da área, bem como seus proprietários.

Cassol chegou ao local por volta das 15:30 horas, acompanhado do senador Expedito Júnior, e dos deputados estaduais Neodi de Oliveira, presidente da Assembléia Legislativa, e Tiziu Jidalias, líder do Governo naquela Casa. O governador foi calorosamente recebido pelos moradores, que lotaram a principal rua do distrito para ouvir as alternativas propostas pelo Governo do Estado ao M.M.A. para que não seja preciso a remoção do gado e nem das pessoas do lugar, uma vez que tal operação causará grande transtorno às cerca de 5.000 famílias ali residentes e um verdadeiro caos social ao estado.

Havia a expectativa de protestos dos moradores contra os funcionários do Instituto Chico Mendes, encarregado de comandar a desocupação, e aos fiscais do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente, mas nenhum incidente ou protesto aconteceu, mesmo por que os representantes federais não compareceram, embora tenham se justificado a ausência ao governador durante a semana que passou, temendo que sofressem algum tipo de agressão. “Não precisam se preocupar, Rondônia é terra de gente ordeira e trabalhadora, e o Governo do Estado está buscando uma solução pacífica para o caso”, disse o governador aos seus interlocutores.

Ao fazer uso da palavra, subindo em uma cadeira em plena rua, Cassol explicou que há cerca de 5 anos fez uma proposta de permuta ao Ministério do Meio Ambiente, de uma área equivalente pertencente ao estado, para que as famílias pudessem permanecer naquele local e ter suas propriedades regularizadas. Mesmo reconhecendo a gravidade da situação, a então ministra Marina Silva não aceitou os termos propostos, alegando que a área do Rio Pardo é uma reserva e fora invadida ilegalmente com os moradores causando um desmatamento impossível de ser reposto.

Sabendo da necessidade de uma solução, já que algumas famílias se instalaram no local há 15 anos e ali construíram todo seu patrimônio, Cassol recentemente reuniu-se em Brasília com o ministro Carlos Minc oferecendo uma área da Reserva do Rio Vermelho, situada à margem esquerda do rio Madeira, que é de domínio estadual, onde será construída a barragem da usina de Jirau, em troca da área do Rio Pardo.

“Nós temos um trunfo nas mãos e vamos usar em favor da nossa população: a área que vai ser alagada do lado esquerdo do rio Madeira, onde a usina de Jirau vai ser construída, pertence ao Governo do Estado, e nós oferecemos em troca desta área onde vocês construíram suas vidas”, disse Cassol para delírio da população. O governador referia-se à área da Reserva Rio Vermelho, onde serão assentados os pilares da barragem, e que recentemente teve suspensa a licença de instalação por parte da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental.

Para que a permuta seja oficializada será preciso que a Assembléia Legislativa aprove a operação em plenário, o que foi praticamente garantido pelos deputados presentes no evento: Tiziu Jidalias, Maurão de Carvalho, Daniela Amorim e Ribamar Araújo, além do presidente Neodi Carlos de Oliveira. Todos foram unânimes em afirmar que os moradores do Rio Pardo terão total apoio daquela Casa para que se chegue a um acordo rapidamente com o Governo Federal.

Nesta segunda-feira (27) o governador Ivo Cassol estará em Manaus, quando irá se reunir com o presidente Lula, e aproveitará a ocasião para apresentar a proposta ao presidente, solicitando rapidez no trâmite do processo, uma vez que os moradores da reserva correm contra o tempo para salvar o patrimônio que construíram.

Também estiveram presentes à reunião o deputado federal Ernandes Amorim, o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, o prefeito de Buritis, Élson Montes, vereadores do município e de Porto Velho.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)