Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo


Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo - Gente de Opinião

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira 15.09 a Medalha do Mérito Legislativo.

A comenda é de autoria do deputado estadual Alan Queiroz, e instituída através do Decreto Legislativo nº 2.893, de 06 de agosto de 2025 a personalidades que prestaram serviço de relevante interesse público

A honraria foi entregue pelo parlamentar durante sessão solene no plenário do Legislativo estadual, com a presença de familiares, presidentes sindicais, diretores, conselheiros e colaboradores do Sistema Fecomércio, conselheiros do Sesc e amigos.

“Quando elaborei a proposição do Decreto Legislativo me baseei nos relevantes serviços prestados do Presidente Raniery Coelho. A Fecomércio tem sido uma instituição incansável na defesa dos empresários, na qualificação profissional e referência na educação, na cultura e no lazer no Estado de Rondônia”, considerou Alan Queiroz.

Durante a sessão solene foram exibidos dois vídeos: o primeiro contando a história da fundação da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a evolução do Sistema Comércio em Rondônia – Sindicatos, Fecomércio, Sesc e Senac; e o segundo o depoimento pessoal dos filhos do empresário – Arthur e Melissa, da mãe Neide Araújo, e a irmã Riviany.

Último a falar na tarde de homenagens, Raniery Coelho saudou a todos do sistema Fecomércio, amigos, familiares, amigos de Ordem Maçônica, à CNC, colaboradores do sistema e que estavam no plenário e destacou o pioneirismo e o trabalho dos ex-presidentes da Fecomércio que lhe antecederam e dedicou a homenagem à coragem e o apoio que tem recebido dos presidentes dos sindicatos que compõe a base sindical da Federação no Estado.

“Receber a Medalha do Mérito Legislativo é uma honra que enriquece minha trajetória e a de todos nós do Sistema do Comércio de Rondônia. Esta é uma distinção histórica, a maior honraria do Poder Legislativo de Rondônia, que me sensibiliza pelo mérito e pelas conquistas alcançadas ao longo da minha vida pública como dirigente empresarial”, comentou.

A mesa de autoridades foi liderada pelo deputado Alan Queiroz e composta pelo Vice-Governador do Estado, Sérgio Gonçalves, pelo Desembargador Gilberto Barbosa, pela advogada Josélia Valentim, pelo Procurador do MP, Edmilson Fonseca, e pela Secretária executiva de Gestão de Gastos Públicos, Euma Mendonça Tourinho.

Cada membro da mesa teve seu momento de explanar suas considerações à respeito do homenageado. Todos ressaltaram o trabalho, a relevância e a importância de Raniery Araújo Coêlho para o desenvolvimento econômico de Rondônia. Os depoimentos focaram principalmente na trajetória de vida de Raniery Coêlho, na figura do pai – Sálvio Coelho (in memorian) – e sua mãe Neide Coelho, e os laços de amizade que cultivaram com o homenageado ao longo dos anos.


O QUE ELES DISSERAM:

“Raniery Coêlho tem dado uma contribuição muito importante para o nosso Estado. Estar à frente de uma instituição tão importante como o Sistema Fecomércio, certamente é um privilégio. Nestes anos, tive a oportunidade de ladear, trabalhar e lutar por uma causa comum, que foi. e é, e sempre vai ser o fortalecimento do setor comercial”.

Sérgio Gonçalves – Vice-Governador de Rondônia

 

“Naquela época (anos 70) não podíamos pegar pelas redes sociais. Tínhamos que ir lá (na Toca do Coelho) e sabemos o preço que vocês pagavam para trazer as coisas de fora. É motivo de orgulho essa homenagem ao Presidente Raniery Coelho, que conduz a federação com respeito e dedicação”.

 

Euma Tourinho – Superintendente Municipal de Gastos Públicos representando o prefeito Léo Moraes na solenidade

“Raniery Coêlho é personalidade marcante da sociedade rondoniense, de qualidades intransferíveis e marcantes, próprias das pessoas imbuídas de caráter. Eu admiro você por isso. Eu sinto orgulho em dizer que no aprendizado do Raniery eu coloquei alguns tijolinhos, quando ele foi meu aluno na Faculdade Faro, na disciplina de Direito Comercial”.


Josélia Valentim – Advogada aposentada e ex-Juíza do TRE-RO

 

“Eu sempre conversava com o Seu Coêlho (Pai do presidente) e dizia: ´Deixa o Raniery ir buscar o caminho dele´. O Salvio queria o Raniery fizesse Direito e eu falava: olha eu não vejo o Raniery como Juiz de Direito, Promotor de Justiça, advogado… eu tenho a impressão de que ele vai seguir teu caminho”

Dimas Fonseca – Procurador do Ministério Público de Rondônia

 

“Esta Casa, cujo espaço público simboliza representação democrática e a voz da sociedade, presta hoje uma justa homenagem a uma liderança que, pela dedicação e espírito cívico, engrandece, não apenas a classe que representa, mas todo o Estado de Rondônia. A outorga da Medalha Mérito Legislativo traduz o reconhecimento do Parlamento àqueles que pelo trabalho, pela visão de futuro, contribui de maneira extraordinária para o desenvolvimento social e econômico”.

Gilberto Barbosa – Desembargador e presidente do Colégio Permanente de Corregedorias e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil para o ano de 2025

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)