Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rio Grande do Sul vai rever restrições a carne de RO.


Restrições à importação  de carne bovina de Rondônia
serão revistas pelo Governo do Rio Grande do Sul


Porto Alegre – (David Casseb) - As restrições impostas ao estado de Rondônia no tocante à exportação de carne para o Rio Grande do Sul, serão revistas na próxima reunião da Câmara Setorial do comércio, no início do mês de março, em Porto Alegre. A declaração foi dada pelo Secretário de Estado da Agricultura e abastecimento do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, em reunião que durou quase que a manhã toda desta segunda-feira, em Porto Alegre, com a comissão Parlamentar de Rondônia.

A Comissão Parlamentar, formada pelos deputados Luiz Cláudio (PTN), Wilber Coimbra (PSB), Valdivino Rodrigues (PRP), Ezequiel Neiva (PRS) e Ribamar Araújo (PT), tendo ainda como integrante o médico veterinário Márcio Alex da Idaron, manteve reunião com o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, no sentido de mostrar a qualidade da carne bovina que o estado exporta e as condições técnicas do rebanho bovino de Rondônia.

A explanação de todo o procedimento de controle de zoonoses, por parte da agência de desenvolvimento agro-pastoril, a Idaron, foi feita pelo médico Márcio Alex, que mostrou em data show um quadro esquemático de levantamento, controle e manutenção da saúde de todo o rebanho bovino e bubalino existente no estado.

Durante a reunião, o secretário João Carlos Machado elogiou o trabalho realizado em Rondônia, afirmando que a tecnologia usada e os meios de controle, poderão servir de exemplo para o Rio Grande do Sul. João Carlos agendou uma visita a Rondônia até o final do semestre, para buscar subsídios tecnológicos na área de controle e profilaxia animal.

Um outro ponto destacado pelo secretário é de que as restrições para importação de carne, não se aplica somente a Rondônia, segundo ele, as restrições são válidas para todos os estados brasileiros, inclusive Santa Catarina, que recebeu o Certificado de Área Livre de Aftosa há poucos dias.

Segundo o secretário, não há embargo, e sim restrições temporárias, e que Rondônia poderá continuar a exportação de carne maturada, sem osso, que continua  bem aceita pelo Rio Grande do Sul. O secretário explicou que o que levou o Estado do Rio Grande do Sul a tomar medidas de precaução com relação à importação de carne bovina de todo o Brasil foi o foco de aftosa da Bolívia, ocorrido há pouco tempo. Porém, segundo o próprio secretário, toda a situação de trabalho realizado por Rondônia, e mostrada na reunião, servirá para uma amostragem ampla na próxima reunião da Câmara Setorial para a mudança do quadro.

A reunião, segundo o presidente da Comissão Parlamentar, deputado Luis Cláudio, foi altamente esclarecedora e proveitosa, já que muitos pontos de ambos os estados não estavam claramente definidos, tais como as restrições serem afetas a todos os estados da federação e não somente a Rondônia. "Por outro lado, explicou Luis Cláudio, a apresentação de nosso potencial pecuário, bem como os cuidados com a saúde animal, serviram para incentivar o governo do Rio Grande do Sul a conhecer a realidade econômica de Rondônia e uma possível parceria para dentro de um curto espaço de tempo".

 

Yêda Crusius

Após a reunião com o Secretário da Agricultura e Abastecimento, a Comissão Parlamentar foi recebida pela Governador Yêda Crusius que agradeceu a boa vontade dos parlamentares em vir até o Rio Grande do Sul apresentar a real situação de Rondônia como exportador de carne bovina, o que facilitará em muito uma mudança de procedimento por parte do seu governo, quando da reunião da Câmara Setorial de Comércio.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)