Quarta-feira, 23 de maio de 2012 - 16h15
A primeira-dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, se reuniu com representantes da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (Dismt) da secretaria municipal de Administração (Semad), na última terça-feira, 22, no palácio Tancredo Neves, para tratar do programa Saúde do Servidor. “A administração do Prefeito Roberto Sobrinho se preocupa com diversas situações de servidores que são dependentes de drogas ilícitas ou lícitas, no caso do álcool. E o nosso desejo é que estes queiram se tratar e retornar para seus trabalhos reabilitados. Muitos funcionários não sabem que existe dentro da Semad uma equipe de psicólogos e assistentes sociais que realizam acompanhamento e tratamento, e, nós desejamos que todos que necessitam recebam este benefício. Estamos com uma grande política de tratamento, resgate da autoestima do servidor e das relações familiares”, afirma Lucilene.
Lucilene disse ainda que são várias ações que a prefeitura de Porto Velho está realizando no sentido de combater as drogas. Ela citou projetos e programas que atuam no intuito de prevenir e tratar usuários. Dentre eles, o programa Nós na Prevenção, o Centro de Apoio Psicossocial para Adultos (Caps Ad), da secretaria municipal de Assistência Social (Semas), a Casa Família Rosetta, um centro de apoio a mulheres e homens em processo de reabilitação e um trabalho novo no distrito de Calama, que será modelo para ações futuras em demais distritos. “O projeto municipal ‘Cuidando e Acolhendo’ reúne todas as políticas públicas de combate e prevenção às drogas. E este trabalho de apoio aos servidores está incluso dentro desse projeto. Inclusive o Instituto de Previdência e Assistência do Município passa para o centro de reabilitação Casa Família Rosetta, um salário mínimo para cada funcionário da prefeitura que queira se tratar, disse.
Bruna Ferreira, chefe da Dismt, conta que o programa surgiu há dois anos. “Antes havia o ato punitivo que afastava o funcionário da sua função. Hoje temos o trabalho de cuidar e amparar o servidor com dependência química. Queremos que ele retorne a sua atividade laboral, depois de reabilitado. Esse é o nosso desafio. Os que necessitarem de ajuda ou souberem de alguém que precisa, pode ligar nos números, 3901 3074 ou 3901 3212”, explicou.
Outras Ações
Em parceria com a Polícia Militar começa a ser desenvolvido um projeto piloto em Calama. Ele trabalhará a cidadania, a ética, os diretos da criança e do adolescente e direitos ambientais, treinamento físico, trabalhos de fortalecimento do vínculo familiar entre outros, junto a crianças e adolescentes. “Estamos desenvolvendo no Distrito de Calama um projeto de prevenção a violência e às drogas. Será a Guarda Mirim Cidadã. Sabemos que o Baixo Madeira têm vivido uma triste realidade: o aumento do uso de drogas. E para diminuir e prevenir isso vamos, através do Departamento de Assuntos para o Interior (Dai), entrar em contato com os administradores, diretores de escolas e de Unidades de Saúde para formarmos uma grande rede de enfrentamento às drogas naqueles distritos”, esclareceu Lucilene.
Fonte: Rebeca Barca
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).