Quarta-feira, 18 de julho de 2012 - 20h03
A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça, a reintegração de posse de um imóvel do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) destinado ao Projeto Fundiário Guajará Mirim, em Rondônia. A área foi concedida com benefícios mediante ao pagamento de onze parcelas anuais a famílias de agricultores, em 1984.
Como após dez anos o beneficiário de um dos imóveis não havia feito nenhum pagamento das parcelas, o Incra solicitou judicialmente a devolução do imóvel. No entanto, o pedido foi extinto, pois a Justiça Federal de Rondônia entendeu que o prazo para solicitar retomada do bem público havia prescrito.
A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/Incra) recorreram esclarecendo que não há prescrição e nem direito de usucapião sobre bens público, de acordo com a Constituição Federal.
Além disso, os procuradores ressaltaram que no contrato estava previsto a extinção automática do direito ao imóvel caso o proprietário descumprisse a cláusula de pagamento das parcelas.
A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região concordou com os argumentos apresentados pela AGU, determinou a reformar da sentença e cancelou o registro imobiliário, dando ao Incra o direito de posse.
A PRF 1ª Região e a PFE/Incra são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.
Ref.: Apelação Cível nª 2004.41.00.003589-7 - 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Fonte: AGU
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),