Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regularização fundiária no bairro Agenor de Carvalho


A Prefeitura de Porto Velho vai entregar o título definitivo aos moradores de 14 quadras no bairro Agenor de Carvalho. Em novembro, os proprietários devem procurar a Secretaria de Regularização Fundiária (Semur), na avenida Jorge Teixeira, em frente à Rodoviária, para entregar a documentação do imóvel. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, durante reunião com a comunidade no salão de festas da paróquia Nossa Senhora do Amparo, na semana passada.

Por enquanto ficam de fora os moradores do programa Pró-Morar. A questão da área está na Justiça, e o prefeito Roberto Sobrinho espera uma solução para breve. “Só depois é que podemos entregar os títulos àqueles moradores”, frisou.

A área do Pró-Morar pertence à Prefeitura, mas em 1983 foi hipotecada pelo Poder Executivo Municipal ao Banco da Amazônia (Basa). Agora a Prefeitura faz o levantamento da situação para resolver a questão.  “Essas pessoas precisam ter um pouco de paciência”, pediu.

Roberto Sobrinho lembrou que quando afirmou, durante a campanha, que faria a regularização fundiária, poucos acreditaram. “Todos achavam que era promessa de campanha”, disse, acrescentando: “agora vocês podem comprovar que eu estava falando a verdade”. Ele disse que até o final deste ano serão mais de 10 mil escrituras repassadas à comunidade, gratuitamente. “Se fossem pagar, iria custar em torno de R$ 2.000 cada uma”, completou.

Em março deste ano, a Prefeitura fez a maior entrega de escrituras definitivas aos moradores do bairro Tancredo Neves. Foram 2.467 títulos. Roberto Sobrinho disse que a gratuidade das escrituras só é possível graças ao Ministério das Cidades, que banca os custos.

Além do prefeito, participaram da reunião a secretária da Fernanda Kopanakis (Regularização Fundiária); o vereador Ramiro Negreiros; o secretário Cláudio Carvalho (Transportes); e o deputado federal Eduardo Valverde.       

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En

Gente de Opinião Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)