Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regularização fundiária no bairro Agenor de Carvalho


A Prefeitura de Porto Velho vai entregar o título definitivo aos moradores de 14 quadras no bairro Agenor de Carvalho. Em novembro, os proprietários devem procurar a Secretaria de Regularização Fundiária (Semur), na avenida Jorge Teixeira, em frente à Rodoviária, para entregar a documentação do imóvel. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, durante reunião com a comunidade no salão de festas da paróquia Nossa Senhora do Amparo, na semana passada.

Por enquanto ficam de fora os moradores do programa Pró-Morar. A questão da área está na Justiça, e o prefeito Roberto Sobrinho espera uma solução para breve. “Só depois é que podemos entregar os títulos àqueles moradores”, frisou.

A área do Pró-Morar pertence à Prefeitura, mas em 1983 foi hipotecada pelo Poder Executivo Municipal ao Banco da Amazônia (Basa). Agora a Prefeitura faz o levantamento da situação para resolver a questão.  “Essas pessoas precisam ter um pouco de paciência”, pediu.

Roberto Sobrinho lembrou que quando afirmou, durante a campanha, que faria a regularização fundiária, poucos acreditaram. “Todos achavam que era promessa de campanha”, disse, acrescentando: “agora vocês podem comprovar que eu estava falando a verdade”. Ele disse que até o final deste ano serão mais de 10 mil escrituras repassadas à comunidade, gratuitamente. “Se fossem pagar, iria custar em torno de R$ 2.000 cada uma”, completou.

Em março deste ano, a Prefeitura fez a maior entrega de escrituras definitivas aos moradores do bairro Tancredo Neves. Foram 2.467 títulos. Roberto Sobrinho disse que a gratuidade das escrituras só é possível graças ao Ministério das Cidades, que banca os custos.

Além do prefeito, participaram da reunião a secretária da Fernanda Kopanakis (Regularização Fundiária); o vereador Ramiro Negreiros; o secretário Cláudio Carvalho (Transportes); e o deputado federal Eduardo Valverde.       

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)