Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reformas do CPC colocam em xeque Segurança Jurídica, dizem advogados


Reformas do CPC colocam em xeque Segurança Jurídica, dizem advogados - Gente de Opinião
Membros da OAB compõem a mesa na abertura da XI Conferência dos Advogados


“Não podemos ficar alterando o Código de Processo Civil a cada vez que há denúncia de corrupção, porque a legislação não pode ser acusada pelo mau-caratismo daqueles que se colocam à margem da Lei”, disso o presidente da seccional da OAB rondoniense, advogado Hélio Vieira, na abertura, quinta-feira, da XI Conferência Estadual de Advogados.

Com o tema central “Reformas – Segurança Jurídica e Justiça Social”, a Conferência foi aberta em alto estilo, com mais de 600 pessoas distribuídas em três ambientes na sede da Ordem, sendo a palestra magna proferida pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil Ophir Cavalcante, seguindo-se o ministro Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça, com o tema “Atividades do CNJ” e, encerrando a noite, o desembargador Cássio Nunes Marques, do TRF 1ª Região, que apresentou a temática “Reforma Previdenciária”.

O evento, que começou com gentilezas, quando o presidente federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Filgueiras Cavalcante, passou a incumbência de abrir a solenidade ao presidente da Seccional, Hélio Vieira, finalizou a primeira noite com um olhar não tão amigável a cerca das reformas no Código Processual Civil. Segundo Hélio Vieira, há a política de se fazer alteração nas leis sempre que se registra um ato de corrupção, como se a legislação fosse culpada pelo mau-caratismo de algumas pessoas.

“Reformas no CPC não devem ser ensejadas por escândalos. O advogado, hoje, ainda não está preparado para a conciliação, porque o estudo jurídico prepara o advogado para o litígio. Essa mudança deve ser feita paulatinamente, até porque tornará a Justiça mais célere. Do jeito que pretende se fazer, pode acarretar numa insegurança jurídica”, ressalta.

O presidente da OAB nacional, Ophir Filgueiras, endossou as palavras de Hélio Vieira, mas destacou um ponto positivo na reforma; “O CPC fixa honorário mínimos de sucumbência, o que leva mais segurança aos advogados”.

No início de sua fala, Ophir anunciou a conferência nacional dos advogados que, segundo ele, terá como tema principal a “Liberdade”. Ele destacou as ações da OAB em prol dos movimentos que dizem respeito à cidadania brasileira. “Liberdade enseja luta, e é isso que a OAB tem feito. A luta contra a corrupção e nossa maior bandeira hoje. E entendemos que a sociedade precisa ser protagonista nessa empreitada, por isso a OAB criou o portal “O Observatório da Corrupção”, para que, por meio da internet, o brasileiro possa exercer a cidadania”.

Por meio do portal anunciado por Ophir, a OAB vai receber denúncia, investigará e levará cada caso às autoridades. “Processos envolvendo improbidades e falcatruas serão criteriosamente avaliados e receberão maior atenção”, acentuou.

Ainda tratando de liberdade, o presidente da OAB deu ênfase à questão das prerrogativas profissionais dos advogados. Segundo ele, elas são garantias de “proteção” para que o profissional possa exercer seu mister, enquanto defensor da constituição e da liberdade. Ophir defendeu ainda o Exame de Ordem. “É fundamental que os advogados tenham capacidade de poder exercer suas funções. Além de ter que ser tratado de igual pé com juízes e promotores, o advogado tem que ter capacidade de bem representar o cidadão que a ele confiou sua defesa”.

Palestrante especialmente convidado pela OAB-RO, o ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Jefferson Luiz Kravchychyn, criticou os abusos cometidos por certos juízes e destacou o papel do advogado, pedindo que haja compreensão e boa vontade por ambas as partes. Segundo ele, o CNJ é a maior novidade que já aconteceu na república até então e tem sido utilizado para resolver “picuinhas”, quando na verdade deveria tratar de assuntos de maior relevância. “Para resolver problemas na Justiça não se deve procurar culpados, mas resposta para o problema”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, que participou da solenidade de abertura do evento, destacou o retorno de Jefferson Luiz Kravchychyn ao CNJ e salientou a importância de a Justiça e os demais poderes terem um olhar mais o coletivo, em busca do bem comum, esquecendo interesses particulares. O magistrado citou ainda a OAB com uma das instituições mais presentes nas “guerras” pela democracia.

A Justiça social, como bem maior a ser perseguido, também pontuou o discurso do advogado Ivan Francisco Machiavelli, vice-presidente da OAB. Segundo ele, debates sobre mudanças na legislação são importantes, para que o resultado seja reflexo da sociedade a que as reformas se destinam. “Precisamos de leis com regras e soluções claras. Não adianta ter leis de 1º mundo se elas não estão de acordo com a sociedade. Precisamos de leis galgadas na realidade do Brasil, que permitam que os cidadãos sejam livres e iguais em dignidade e direito”, finalizou.

Fonte:
OAB-RO
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)