Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reforma do IR: Leo Moraes diz que votou contra proposta por coerência

Deputado explicou que reforma do jeito que está resultará no aumento de preços de produtos e serviços


Reforma do IR: Leo Moraes diz que votou contra proposta por coerência - Gente de Opinião

Único membro da bancada federal rondoniense a votar contra a proposta de reforma do Imposto de Renda, o deputado federal Léo Moraes (Podemos) justificou sua posição como uma medida de coerência. “Sempre votei contra qualquer aumento, qualquer alteração de imposto ou tributação majorada. Por isso votei contra”, argumentou.

O deputado disse que a aprovação do texto “teve seu aspecto positivo, como taxar lucros e dividendos, uma demanda da esquerda. Mas, poderíamos ousar mais, falar, por exemplo da taxação das grandes fortunas. Outro ponto positivo foi a atualização do cadastro da pessoa física, pelo qual mais pessoas foram abarcadas pela isenção do IR”, avaliou.

Em sua análise, Léo Moraes diz que a atualização do cadastro da pessoa física foi usada como mote, “mas é uma medida que ia acontecer de qualquer forma, já que é obrigatória. Não precisava ser dessa forma. Leva a crer que foi um grande benefício, quando na verdade, era uma atualização que já deveria existir para inserir mais gente na isenção do IR”.

O parlamentar chama a atenção, entretanto, para as empresas. “Para a pessoa jurídica, no setor de serviços, na indústria, no setor produtivo, foi muito ruim. Isso deságua em quem consome, isto é, em toda a sociedade, que vai pagar a mais pelos produtos, porque o valor a mais vai ser embutido.  Como é sabido, o empresário, o industrial repassa todo custo adicional para o consumidor final”.

Na Câmara federal houve quem comemorasse, como o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), autor de um dos destaques, com o argumento de estar “fazendo justiça, pois estamos cobrando de quem pode pagar. Estamos cobrando um pouco mais daqueles que mais têm". Só não disse que esse ”pouco a mais” vai ser repassado.

Léo Moraes explicou ainda que um dos exemplos de que haverá impacto no valor dos serviços e produtos, é que a indústria e o comércio eram contra. Segundo ele perdeu-se uma grande oportunidade de discutir algo mais consistente que é a taxação de grandes fortunas, uma corrente mundial.  Nos EUA, por exemplo, os bilionários pedem para serem taxados’. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)