Quarta-feira, 7 de outubro de 2015 - 17h05
Reeducandos da Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, em Porto Velho, entregaram nesta terça-feira (06) 280 peças que serão usadas por integrantes de boi-bumbá durante a festa folclórica Duelo da Fronteira, que acontece neste final de semana no município de Guajará-Mirim. As peças foram confeccionadas por internos do sistema prisional que fazem parte do projeto de ressocialização “Aprender a Empreender”, desenvolvido dentro da penitenciária.
Segundo o Coordenador do projeto, Elias Rodrigues, o trabalho dos reeducandos é realizado por meio de uma parceria com a Associação Beneficente Médica e Social a População Ribeirinha do Vale do Guaporé e Mamoré (Asbanguama), que proporcionou os cursos profissionalizantes. “Agora eles tiveram a oportunidade de colocar em prática o aprendizado”, ressaltou.
Para a presidente do Boi Malhadinho, Maria Edileuza Mendes, o trabalho superou as expectativas. “Eles confeccionaram as peças em pouco tempo, e fizeram um trabalho de qualidade, se não fosse essa parceria provavelmente não teríamos a realização da festa”, diz.
Edileuza explica que a ideia de utilizar a mão de obra dos reeducandos surgiu de uma conversa com a presidente da Asbanguama, que falou sobre o trabalho deles. “Estávamos precisando de ajuda, porque as cinco costureiras que iam confeccionar as roupas em Guajará desistiram”.
O presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Guajará (AFAG), Leonildo Freitas Assumpção, relata que diversas pessoas se uniram para a realização do Duelo da Fronteira neste ano. “Queremos buscar mais parcerias e aproveitar outras oportunidades que virão. Todos os eventos que acontecerem no município vamos redirecionar para os reeducandos, é muito importante estar contribuindo para a ressocialização deles,” enfatiza.
MUDANÇA DE VIDA
Há quase nove anos dentro do sistema prisional, José Madson, 34 anos, reeducando e gerente do ateliê, diz que há quase dois anos trabalha no local. “Estou tendo a oportunidade de aprender uma profissão dentro do sistema prisional. Fiz o curso de costura e aprendi, hoje estou trabalhando, tenho evoluído e me profissionalizado”, conta José, que se diz agradecido pela oportunidade de mudar de vida e pronto para retornar a sociedade após o cumprimento da pena. “Muitas pessoas acreditarem em mim e no meu potencial. Vou sair daqui uma pessoa transformada, voltar para minha casa e minha família”.
Saiba mais:
Bumbódromo de Guajará-Mirim reabre com festa de cores e ritmos
Bumbódromo de Guajará-Mirim é revitalizado e será entregue à comunidade na sexta-feira
Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos