Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rede solidária cria causas para os desabrigados da enchente do Madeira


A rede social solidária Mottirô, que tem a finalidade de unir pessoas para a contribuição de causas nobres com cunho social, desenvolveu pedidos de ajuda na web para as famílias desabrigadas pela cheia do rio Madeira.

A enchente histórica do Madeira que atingiu o Estado de Rondônia, desabrigou e desalojou na cidade de Porto Velho e seus 14 distritos mais de duas mil famílias, e muitas delas não possuem meios de recomeçar suas vidas.Rede solidária cria causas para os desabrigados da enchente do Madeira - Gente de Opinião

Devido o desastre natural que levou muitas pessoas a saírem de seus lares, perdendo tudo que construíram ao longo das suas vidas, a Mottirô desenvolveu na rede quatro causas iniciais para que as famílias escolhidas possam recomeçar suas vidas.

São quatro histórias, todas da comunidade do Belmont, localizada a 20 km da cidade de Porto Velho.  O objetivo dessa ação é mobilizar o país inteiro para a situação desastrosa de inúmeras famílias.

Segundo o CEO da empresa, Júnior Gonçalves, a Mottirô se disponibilizou a ajudar essas famílias, pois mesmo com toda ajuda ainda há muito a ser feito. Os órgãos públicos estão ainda calculando os custos, realizando os planejamentos e o processo é muito lento.

“Há muitas histórias de Marias e Joãos na cidade de Porto Velho que precisam ter um recomeço. Essas famílias têm filhos, netos e possuem um sonho: o de reconstruir suas vidas. Onde seus filhos vão dormir? Onde vão estudar? O que vão comer? Nós queremos que o Brasil se mobilize e ajude essas pessoas.”

Gonçalves ainda questiona a lentidão e a importância que o Governo do Estado e a Prefeitura estão dando às famílias desabrigadas.Rede solidária cria causas para os desabrigados da enchente do Madeira - Gente de Opinião

“O Governo dá o apoio para essas famílias levando a morar em locais de total insalubridade. Quem em sã consciência moraria por vontade própria em um Abrigo Único? Por outro lado, a Prefeitura foi questionada diversas vezes pela qualidade, quantidade, valor e distribuição das cestas básicas. Nós estamos falando de pessoas que perderam tudo e é desse modo que o Governo Estadual e Municipal vem tratando a população, por isso a Mottirô está mobilizando o Brasil para ajudar essas famílias”.

Para que essas pessoas possam iniciar uma mudança pós enchente, a Mottirô lançou causas para cada família com a meta de R$ 15.000. “Nossa equipe foi ao local e conversou com muitas pessoas. Eles não possuem luxo, possuem necessidades. Essas pessoas não querem tudo dado a eles, querem um meio de recomeço”, completa Júnior.

A rede lançou as causas com duração de 60 dias e agora, precisa mobilizar o máximo de pessoas para que as doações sejam realizadas.  A Mottirô ainda irá lançar novas causas, mas pretende que as primeiras causas já sejam cumpridas para promover novas causas .

Segundo Júnior Gonçalves, não adianta ter somente a causa se as pessoas não contribuem. “O ato de doar é o que nos torna humanos, nos torna uma sociedade.”

Para realizar as doações é necessário acessar mottiro.comem seguida nas quatro causas. As famílias escolhidas são: Maria das Neves, Josias Ramos, Marineide Gomese Sônia Regina.

Rede solidária cria causas para os desabrigados da enchente do Madeira - Gente de Opinião

Mottirô

A Mottirô.com é uma rede social com crowdfunding (financiamento coletivo), com a finalidade de juntar pessoas para causas nobres, tanto para ajudar instituições filantrópicas quanto para causas sociais. Lançada no dia 20 de março deste ano, a Mottirô  já possui diversas instituições parceiras e causas sociais.

O nome Mottirô vem da palavra Tupi-Guarani “Moitirô” que é a origem da palavra mutirão.  A Mottirô é uma empresa que tem a finalidade de unir pessoas para financiar causas sociais, fazendo um Mottirô.

O objetivo dessa plataforma é criar uma ponte de financiamento para que a instituição ou causa social atinja sua meta final, ou seja, a angariação do recurso financeiro para seu projeto.

Para acessar a rede basta clicar www.mottiro.come conhecer os trabalhos em andamento.
 

Causas

A Mottirô é a plataforma que está trabalhando com ONGs como APAE de São Paulo e AACD, mostrando a credibilidade e a seriedade da empresa. Como também é o agente financiador da causa da ex-ginasta Laís Souza, que vem comovendo o mundo inteiro com sua força e determinação.


Fonte: Camila Lima / Renato Gomez

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)