Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Recursos financiados pela Funasa possibilitam a elaboração de planos de saneamento para 15 municípios de RO



A falta de saneamento básico é certamente um dos principais problemas enfrentados pela população de Rondônia e em muitas cidades brasileiras. Na perspectiva de mudar essa realidade, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da superintendência em Rondônia, viabilizou mais de R$ 2 milhões que estão sendo aplicados na elaboração de planos de saneamento básico para 15 municípios do estado, com menos de 50 mil habitantes.

Até dezembro do ano passado, mais de R$ 1 milhão já havia sido liberado pela Funasa às prefeituras, para pagamento de empresas que foram contratadas por processo licitatório, responsáveis pela confecção dos planos. O restante do recurso será  repassado após a aprovação dos diagnósticos técnico participativos, um dos produtos que compõem os PMSB, pelo Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) da Superintendência da Funasa em Rondônia (Suest-RO).

Segundo o superintendente da Funasa em Rondônia, Ivo Benitez, esse importante instrumento de planejamento vai auxiliar as administrações municipais a identificar os problemas do setor, diagnosticar demandas de expansão e melhoria dos serviços, estudar alternativas de solução, bem como, estabelecer e equacionar objetivos, metas e investimentos necessários, com vistas a universalizar o acesso da população aos serviços de saneamento. O dirigente da instituição ressalta ainda, que é preciso ficar atento, pois, o novo prazo estabelecido pela legislação para a conclusão dos planos de saneamento termina no final deste ano e, caso isso não ocorra, o município ficará impossibilitado de receber recursos do Governo Federal.

Estão sendo financiados pela Funasa, os planos de saneamento das seguintes cidades rondonienses: Alvorada, Costa Marques, Cerejeiras, Candeias, Corumbiara, Espigão do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Nova Mamoré, N. Brasilândia, Presidente Médici, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, Santa Luzia e São Miguel.

Novos financiamentos

Além dessas localidades, os municípios de Alta Floresta, Cabixi, Castanheiras, Chupinguaia, Mário Andreazza, Novo Horizonte, Parecis, Primavera de Rondônia, Pimenteiras, São Felipe, Teixeirópolis, Urupá e Vale do Paraíso, que possuem população inferior a 50 mil habitantes, também estão aptos a pleitear financiamento para concepção do plano de saneamento, junto à Funasa.

Como houve mudanças nas regras da Funasa a partir de 2013, agora os recursos para elaboração de futuros planos já não são mais disponibilizados diretamente para as prefeituras, mas sim a instituições credenciadas junto à Funasa, que por meio de Termo de Cooperação Técnica ficam responsáveis pela capacitação dos técnicos dos municípios e acompanhamento de todo o trabalho de elaboração do plano. 

Fonte: Funasa-RO
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)