Quinta-feira, 12 de julho de 2012 - 09h59
O projeto estratégico nacional “Sinal alerta”, da Receita Federal do Brasil, que tem por objetivo alcançar o maior número de contribuintes que apresentem algum indício de irregularidade tributária, já identificou, por meio do cruzamento de informações, 4.400 empresas que, agora, precisam se explicar com o fisco federal. Desse total, 250 operam na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Norte, exceto Tocantins.
Omissão de declaração, insuficiência de recolhimento do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), aplicação incorreta do percentual do lucro presumido (omissão de fato gerador, utilização de alíquota inferior a devida) são algumas das irregularidades detectadas pelo “Sinal alerta”.
A Receita Federal já encaminhou correspondência a todas as empresas nas quais foram verificadas irregularidades. Com a correspondência em mãos, o contribuinte terá a oportunidade de efetuar o pagamento do tributo recolhido a menor e/ou poderá retificar a declaração, antes de qualquer ação de fiscalização da Receita.
O não atendimento aos termos da correspondência recebida poderá resultar em ação de fiscalização, com o lançamento e a consequente cobrança administrativa e judicial do tributo que deixou de ser recolhido no seu vencimento, acrescido de multa de ofício, que pode variar de 75% a 225% do tributo originalmente devido.
Impedimento de obtenção de Certidão Negativa de Débito (CND), inscrição no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) e possível penhora de bens no caso de a cobrança chegar à fase judicial são as outras consequências previstas.
Fonte: Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes