Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 17h02
A participação dos chineses nos projetos de construção da Ferrovia Transcontinental e do Trem de Alta Velocidade (TAV) foi defendida pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e pela deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), durante visita oficial à China ocorrida no período de 13 a 21 deste mês. A Transcontinental ligará o Rio de Janeiro ao Peru, passando por Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Trem de Alta Velocidade ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Os parlamentares rondonienses integraram à comitiva brasileira, que esteve na China, participando de reuniões com representantes do governo chinês, discutindo investimentos aos projetos de reestruturação do sistema ferroviário brasileiro.
Durante a visita oficial, o senador, a deputada e a comitiva brasileira conheceram o sistema ferroviário, estiveram em empresas estatais de várias cidades e debateram o modelo tecnológico chinês empregado na construção de ferrovias. Eles também estiveram no Congresso Nacional Popular, e em audiência com o prefeito de Beijing.
“A visita revestiu-se de pleno êxito” disse o senador Raupp ao destacar a sua luta e a da deputada Marinha Raupp para colocar Rondônia no sistema ferroviário nacional. Ele lembrou que foi relator-revisor da Medida Provisória 427, no Senado Federa que trata sobre o sistema ferroviário nacional, e colocou o estado de Rondônia no roteiro da ferrovia transcontinental.
Os trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia ficam entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km e da divisa do Brasil com o Peru, passando por Porto Velho (RO), Rio Branco, e Cruzeiro do Sul (AC).
Já a deputada Marinha Raupp considerou a visita bastante produtiva pelo conhecimento obtido do modelo chinês de construção e administração de ferrovias, e pela perspectiva do projeto da ferrovia transcontinental contar com investimentos daquele país.. Ela frisou o trabalho que realizou junto ao deputado Jaime Martins, relator da MP 427, na Câmara dos Deputados, para a inclusão das cidades de Vilhena e de Porto Velho, no sistema ferroviário bi-oceânico.
No ofício datado de 25 de julho de 2008, a deputada justificou a inclusão dessas duas cidades rondonienses para a economia do estado explicando que “esse fato vai trazer grandes benefícios para a região, como a integração dos povos latino-americanos”
Além do senador e da deputada integraram à comitiva, os deputados Jaime Martins (PR-MG), Mauro Lopes (PMDB-MG), Leonardo Quintão (PMDB-MG), Vanderlei Macris (PSDB-SP, Wellington Fagundes (PT-MT) e representantes do governo brasileiro.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)