Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 17h02
A participação dos chineses nos projetos de construção da Ferrovia Transcontinental e do Trem de Alta Velocidade (TAV) foi defendida pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e pela deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), durante visita oficial à China ocorrida no período de 13 a 21 deste mês. A Transcontinental ligará o Rio de Janeiro ao Peru, passando por Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Trem de Alta Velocidade ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.
Os parlamentares rondonienses integraram à comitiva brasileira, que esteve na China, participando de reuniões com representantes do governo chinês, discutindo investimentos aos projetos de reestruturação do sistema ferroviário brasileiro.
Durante a visita oficial, o senador, a deputada e a comitiva brasileira conheceram o sistema ferroviário, estiveram em empresas estatais de várias cidades e debateram o modelo tecnológico chinês empregado na construção de ferrovias. Eles também estiveram no Congresso Nacional Popular, e em audiência com o prefeito de Beijing.
“A visita revestiu-se de pleno êxito” disse o senador Raupp ao destacar a sua luta e a da deputada Marinha Raupp para colocar Rondônia no sistema ferroviário nacional. Ele lembrou que foi relator-revisor da Medida Provisória 427, no Senado Federa que trata sobre o sistema ferroviário nacional, e colocou o estado de Rondônia no roteiro da ferrovia transcontinental.
Os trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia ficam entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km e da divisa do Brasil com o Peru, passando por Porto Velho (RO), Rio Branco, e Cruzeiro do Sul (AC).
Já a deputada Marinha Raupp considerou a visita bastante produtiva pelo conhecimento obtido do modelo chinês de construção e administração de ferrovias, e pela perspectiva do projeto da ferrovia transcontinental contar com investimentos daquele país.. Ela frisou o trabalho que realizou junto ao deputado Jaime Martins, relator da MP 427, na Câmara dos Deputados, para a inclusão das cidades de Vilhena e de Porto Velho, no sistema ferroviário bi-oceânico.
No ofício datado de 25 de julho de 2008, a deputada justificou a inclusão dessas duas cidades rondonienses para a economia do estado explicando que “esse fato vai trazer grandes benefícios para a região, como a integração dos povos latino-americanos”
Além do senador e da deputada integraram à comitiva, os deputados Jaime Martins (PR-MG), Mauro Lopes (PMDB-MG), Leonardo Quintão (PMDB-MG), Vanderlei Macris (PSDB-SP, Wellington Fagundes (PT-MT) e representantes do governo brasileiro.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso