Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Questão de Justiça


Questão de Justiça - Gente de Opinião


Desde o início da implantação do MEI o SIMPI fez uma intensa campanha e cadastrou mais de três mil empresas que saíram da informalidade tornando-se Micro Empreendedor Individual.

Outro efeito positivo é que praticamente o dobro de pessoas foram formalizadas e muitos negócios puderam ser prestados para empresas e instituições governamentais, importações e exportações.

Foi um grande avanço socioeconômico, mas que na época quando foi lançado e com o passar do tempo percebeu-se que ainda poderia ser melhorado e foi a partir do momento em que o então Senador Acir Gurgacz assumiu seu mandato e fez uma reunião na sede do SIMPI com o presidente da entidade Sr. Leonardo Sobral e ouviu atentamente as críticas construtivas a respeito do MEI.

Em resumo foi dito que um MEI já tem seu mercado de trabalho conquistado desde quando trabalhava na informalidade, bem como pessoas que os auxiliassem e em algumas ocasiões faturam mais do que o teto estipulado pela legislação.

Foi sugerido entre outras coisas que o teto de faturamento fosse aumentado e que o MEI pudesse contratar dois funcionários e ampliação de alguns incentivos como, por exemplo, o da exportação.

Acir Gurgacz comprometeu-se em levar esta bandeira e vem cumprindo, hoje, graças à palavra dada e o trabalho sério, originou-se o Projeto de Lei Nº 195 de 2010 que foi aprovado com pouquíssimas alterações, onde o projeto propõe o aumento de 72 mil, porém foi aprovado 60 mil com a possibilidade de contratação de até dois funcionários.

O projeto aprovado potencializa a retirada de quase um milhão de empreendedores da informalidade e a geração de dois milhões de empregos. Acir disse que ainda lutará para a aprovação do teto 72 mil e o presidente do SIMPI, Leonardo Sobral, irá em 2012 estender o cadastro de formalização do MEI para o interior de Rondônia.

Assim trabalham pessoas sérias e de bom caráter. Divulgar estes atos não é mais do que obrigação jornalística é também fazer justiça, além de mostrar ao mundo que em Rondônia têm pessoas e políticos comprometidos com o que é justo e perfeito para a sociedade.


Fonte: Vladimir Soster - SRTE-RO 1060
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)