Segunda-feira, 7 de setembro de 2009 - 13h12
O clima de emoção e orgulho tomou conta dos familiares dos alunos do 1º ano A, B,C e D do ensino fundamental do Centro Educacional Gilberto Mendes de Azevedo (SESI Escola), que munidos de máquinas fotográficas, celulares e filmadoras lotaram, na semana passada, as dependências do Teatro Banzeiros, para prestigiarem as apresentações do II Festival Literário promovido pelo SESI Educação.
Tendo à frente a diretora da escola, Débora Mendes de Souza e a supervisora do segmento Educação Infantil, Wilme França, a equipe formada por 22 professores coordenou a participação das 81 crianças - com idade entre seis e sete anos - que se apresentaram no palco, individualmente ou em grupo.
“Cantiga, rodas, narrativas, poemas, dramatizações, ir ao teatro, rodas de notícias, são os recursos capazes de exercer fascínio nas crianças e fazem o cotidiano de cada um”, falou o professor Francisco Valterlei, que foi o mestre de cerimônias da abertura do show. “Em todas as atividades, a linguagem oral contribui para o enriquecimento do vocabulário e é ferramenta para a ampliação do contato com a leitura e a escrita. O hábito de ler, por sua vez, ajuda na construção da familiaridade com o mundo letrado”, disse.
A primeira apresentação da noite foi feita pela aluna da turma B, Amanda Volpi Luz, que declamou o poema “Com carinho”, em homenagem à escola, aos alunos e aos pais. Em seguida, os alunos das turmas B e D interpretaram “Superfantástico”. 19 alunas e alunos da turma B encantaram o público cantando e dançando “Emília”, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. A platéia empolgada cantou junto das crianças. O show contou ainda com as canções “Sound of animals”, “IF you’re happy and you know it”, “A borboleta pintora”. A turma D despertou o lado criança da platéia com o “Baú de Histórias” e entre as histórias dramatizadas foram apresentadas “Os dois porquinhos e uma porquinha”, “Confusão no jardim” e as cantigas “Ursinho Pimpão”, “Estava correndo na rua”, as declamações “A chuvarada”, “A semente e o fruto”. As turmas C e D deram um show à parte cantando e dançando “Rock Tchá Tchá” e arrancaram aplausos do público.
As crianças interpretaram “Aquarela”, de Toquinho e Vinicius, “Barquinho de papel”, em homenagem à família e encerraram com “Depende de nós”. As apresentações foram os pontos altos do Festival.
A diretora da escola, Débora Mendes explicou que “a idéia da segunda edição do festival surgiu quando os professores detectaram a expressividade dos alunos nos trabalhos produzidos e apresentados, incluindo declamação de poemas, encenações teatrais, leitura de contos e histórias infantis. Por isso, resolvemos levar ao público formado pelos pais e familiares, o talento artístico dos alunos, bem como, suas emoções”, destacou com entusiasmo a diretora.
Débora destacou o momento como mágico e aproveitou para elogiar o empenho de todos os professores da educação infantil, supervisoras, estagiárias e equipe técnica, que contribuíram para a realização do festival.
“No ano passado, as crianças estavam com dificuldade para ler, escrever, e as nossas expectativas para esta segunda edição são as melhores possíveis. Inclusive já temos alunos que descobriram a leitura e já estão trilhando por outros caminhos” explicou a professora.
Um festival literário não estaria completo sem a presença de escritores. Dois convidados especiais, Cléia Alves, atuante no campo da cultura por meio do projeto Viva a Natureza e autora de cinco livros infantis digitais e o poeta e teatrólogo Antonio Prata, autor de13 livros, cinco peças de teatro e um livro digital de crônicas, enriqueceram e abrilhantaram o Festival.
Para a superintendente do SESI Rondônia, Soraia Vilela, a atividade superou todas as expectativas. “Foi muito bonito e emocionante ver o Teatro completamente tomado pelos pais dos nossos alunos. Sabemos o quanto é importante o apoio familiar às crianças, que ganham confiança para desenvolver os trabalhos com mais desenvoltura durante a apresentação. O sucesso da segunda edição fortalece ainda mais o projeto e nos dá a certeza de que a próxima edição será ainda maior e melhor”. Soraia foi além do cunho cultural do evento e falou do apelo social, já que a título de ingresso foi pedido a doação de um litro de leite. Todo o material arrecadado será entregue à Associação Casa Família Rosetta.
O presidente da FIERO, Denis Roberto Baú enaltece mais esta ação do SESI, que, ao mesmo tempo em que, promove um festival literário com a participação dos alunos da escola, também abre espaço para o exercício da cidadania. “Prestigiar um espetáculo é prazeroso e, ainda mais, quando se trata de apresentações dos alunos do SESI Escola. Parabenizo toda a equipe do SESI pelo empenho e atenção às crianças que revelaram seus talentos”. Ele encerrou ao enfatizar que “o SESI - mais uma vez - demonstra a excelência nos serviços prestados à educação”.
Fonte:FIERO
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple