Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projetos em fase de conclusão para beneficiar saúde


Pelo menos dez projetos ligados à área da saúde estão na etapa de acabamento e devem ser concluídos até o final de novembro, próximo, garante o diretor-geral do Deosp, engenheiro Lucio Mosquini. O diretor ressalta que os projetos mostram o comprometimento do governador Confúcio Moura em dar continuidade à fase de reestruturação da saúde pública rondoniense.

O engenheiro afirma que muito já foi feito e muito está sendo realizado em prol da saúde pública. Como exemplo na Capital, Porto Velho, Mosquini cita o novo Hospital Cosme e Damião e a ampliação de leitos e a melhoria na estrutura do HB. Ainda na Capital, foram construídas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e firmado parceria para a instalação do hospital de Câncer Barretos, anexo ao Hospital de Base. O Hospital Regional de Cacoal recebeu Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Lucio Mosquini explica que um setor de engenharia do Deosp trabalha exclusivamente em projetos ligados à área da saúde. O Hospital de Base é o maior beneficiado com os projetos. Um deles é para o Centro de Parto Normal e Casa da Gestante. Ainda para o HB, é projetada a ligação para o centro de imagens. A obra está em andamento e o Deosp executa os projetos complementares (elétrica, hidráulica e estrutural). No HB também está sendo realizado levantamento topográfico, para o início do projeto de drenagem pluvial.

Para a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), é concluído o projeto da Rede de Frio, para a conservação e estocagem e vacinas. Outra concepção em fase final é o de adequação da sala de Raios-X do Hospital Infantil Cosme e Damião. No Hospital Regional de Extrema, na Ponta do Abunã, divisa com o Acre, os engenheiros do Deosp concluem o projeto de adequação da rede de esgoto e da estação de tratamento de esgoto, drenagem pluvial e correção da sala de cirurgia.

Para o João Paulo II foi concluído o projeto de reforma da recepção e administrativo. Agora, o Deosp trabalha nos projetos complementares. O antigo Hospital Cosme e Damião será transformado no ambulatório da Secretaria da Paz. O Deosp já trabalha nos projetos complementares. O Hospital de Buritis também está na mesma etapa. Todas as obras devem ser executadas no próximo ano.

O diretor explica que, após a conclusão dos projetos, eles serão encaminhados à Secretaria de Saúde (Sesau), para posterior licitação. Com o início das obras, a fiscalização é de responsabilidade do Deosp.

FONTE: DECOM – Deosp / Nilson Nascimento

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)