Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projetos da prefeitura de Porto Velho são aprovados e receberão 16 milhões do BNDES


O prefeito Roberto Sobrinho, acompanhado dos secretários municipais de Planejamento, Sérgio Pacífico e de Meio Ambiente, José Gadelha esteve reunido com a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, esta semana. Henrique Rogério, chefe do departamento de Infraestrutura Social e Rodrigo Mendes, gerente da área de Inclusão Social receberam a comitiva.

A pauta principal foi a liberação dos recursos do Subcrédito Social do BNDES, um programa que destina linhas de crédito para as empresas responsáveis por grandes obras em todo o país. No final do ano passado o prefeito Roberto Sobrinho esteve reunido com a diretoria e apresentou ações prioritárias que deveriam ser contempladas por estes recursos, relacionadas à medidas emergenciais para o Trânsito, Saúde, Educação e Assistência Social.

Entre as prioridades estabelecidas pelo prefeito Roberto Sobrinho está a mobilidade urbana, em virtude do aumento da frota de veículos. Foram apresentados projetos e ações voltados para melhorar o trânsito na capital. Além disso, o prefeito pleiteou que parte destes recursos fossem destinados às áreas de Educação, Saúde e Social. O prefeito ressaltou sobre a importância da aplicação destes recursos na capital de Rondônia. “Devido aos dois empreendimentos surgiu uma grande demanda nas mais diversas áreas e por isso precisamos de mais recursos para saná-los”, argumentou.

Projetos Aprovados

São recursos na ordem de R$ 100 milhões, sendo R$ 50 milhões para cada uma das empresas responsáveis pelos empreendimentos, para que criem condições de fortalecer as comunidades atingidas pelas obras. O prefeito Roberto Sobrinho recebeu a sinalização positiva do BNDES e a notícia de que todos os projetos apresentados pela prefeitura de Porto Velho haviam sido aprovados. Só em Porto Velho, deste montante, serão aplicados 16 milhões. “A partir de agora as empresas responsáveis pelos dois empreendimentos já podem iniciar a execução das ações apresentadas pelo município”, salientou Sobrinho.

O plano de aplicação dos recursos do Subcrédito Social da Santo Antônio Energia S/A vai contemplar o Programa de Apoio à Educação; a Reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Ferreira; Reforma e Ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pingo de Gente; Reforma e Ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel; Programa de Apoio a Saúde; Construção do Laboratório Central; Construção do Espaço Mulher; Ampliação e Reforma do SAMU; Programa de Apoio a Infraestrutura de Porto Velho; Elaboração de Projeto Executivo do Terminal Rodoviário de Porto Velho; Recuperação de Estradas Vicinais do Assentamento Joana D'Arc (98,5 km de recuperação, inclusive Obras de Artes correntes e/ou especiais).

Já o plano de aplicação dos Recursos do Subcrédito Social da Energia Sustentável do Brasil S/A contemplará o Programa de Medidas Emergenciais para Redução de Acidentes de Trânsito na Capital; Sistema de Fiscalização, Monitoramento e Transmissão de Dados; Sinalização Horizontal e Vertical; Ações de Educação no Trânsito; Sistema de Prioridade Seletiva para Transporte Coletivo e Veículos de Emergência; Aquisição de Patrulha Mecanizada para Recuperação de Vias; Programa de Apoio a Saúde e a Construção do Complexo de Atenção Psicossocial - Saúde Mental.

Espaço Mulher

Sobrinho destacou que a Construção do Espaço Mulher, contemplando com estes recursos, será uma grande conquista para o município. “Este será um espaço onde reuniremos todas as ações que o Município já desenvolve, voltadas às políticas públicas para as mulheres. Ou seja, o centro de referência de Saúde da mulher, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), a Coordenadoria da Mulher, e o Centro de referência de atendimento às mulheres vítimas de violência estarão em um único lugar”, disse ele acrescentando que o projeto será uma referência para as portovelhenses tomarem conhecimento de que, o município tem trabalhado para beneficiar aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)