Segunda-feira, 26 de março de 2018 - 09h15
Reconhecimento de pesquisadores dedicados a trabalhos voltados para o desenvolvimento de Rondônia através da ciência, inovação e tecnologia. Essa é proposta do Programa de Apoio ao Pesquisador Rondoniense (PQR) da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) que aprovou investimento de mais de R$ 300 mil para 24 projetos de pesquisadores que buscam soluções para diferentes áreas e problemas regionais, desde a agricultura a saúde.
‘‘Em Rondônia, projetos como esse surgem por uma história de defasagem, porque durante muito tempo não houve no Estado investimento em ciência e tecnologia e agora, a partir deste governo, isso tem acontecido como muita força. Há um fomento tanto a pesquisa para gerar desenvolvimento como também a formação dos recursos humanos, e esse programa vem para valorizar aqueles pesquisadores que abraçaram a causa há muito tempo por Rondônia para desenvolver ciência e recursos humanos de qualidade’’, disse o diretor científico Andreimar Soares.
Os 24 projetos passaram por um processo de seleção rigoroso e transparente e foram escolhidos entre 70 trabalhos apresentados. Com o recurso disponível para cada projeto, os pesquisadores poderão, durante o período de um ano, financiar compra de equipamentos e contratação de serviços de terceiros; custear passagens e diárias para participação de eventos científicos no país. ‘‘Houve destaque pela meritocracia e nós, por meio deste programa, mostramos aos pesquisadores rondonienses que o Estado agora se preocupa em incentiva-los e valorizar as pesquisas que estão sendo realizadas’’, afirma o diretor.
Entre os projetos selecionados, está a avaliação do uso de iscas açucaradas para dispersão do regulador de crescimento piriprofixeno para controle de aedes aegypti. ‘‘É uma pesquisa muito importante porque temos endemia em todo o Brasil, e na Amazônia Ocidental está inserida muito mais devido a biodiversidade, e inclusive esse projeto pode ser aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS)’’, avalia o diretor.
Outro projeto aprovado trata do desenvolvimento de peptídeos miméticos inspirados em bioativos de venenos de serpentes da família viperidae. ‘‘A proposta é usar a biodiversidade, a exemplo do veneno da serpente aqui da região, para buscar protótipos que possam servir como futuros medicamentos, como aconteceu com o captopril que é baseado no veneno da jararaca’’, afirma o diretor.
O projeto de indução a puberdade em novilhas Bos indicus na região da Amazônia Ocidental também faz parte das propostas aprovadas. Considerando que Rondônia é um estado onde o agronegócio é um grande impulsionador da economia, este projeto é considerado de grande importância para fortalecer a pecuária.
‘‘Na contramão do cenário nacional de crise para ciência e tecnologia, esse investimento neste setor em Rondônia tem sido uma alegria muito grande e manifestada por todos os pesquisadores’’, disse o diretor. Rondônia vive uma nova fase de valorização de ciência, inovação e tecnologia. ‘‘Com a criação da Fapero estamos fortalecendo dois eixos de desenvolvimento do Estado: a formação de profissionais especializados e o da inovação e tecnologia. Nos últimos anos trabalhamos bem essa base de formação, muitos laboratórios também foram equipados e agora vamos ter mais chamadas para inovação’’, afirma o presidente da Fapero, Francisco Elder de Oliveira.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple