Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto vereador Wildes prevê pgto de auxílio transporte


A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou na sessão desta terça-feira (19/03) em primeira votação o Projeto de Lei de autoria do vereador José Wildes que altera a Lei nº 385 para dar nova forma ao pagamento do auxílio transporte aos servidores municipais. Pela proposta do vereador o auxílio transporte passa a ser pago integralmente, diferente da atual modalidade, em que o valor pago é quase todo descontado dos servidores.

O Projeto de Lei não teve o apoio dos vereadores Everaldo Fogaça (PTB) e Jair Montes (PTC). Segundo informações de pessoas que participaram da sessão, Fogaça e Jair Montes fugiram da sessão propositalmente para não votar o projeto, alegando que esse projeto era apenas um “pretexto” dos demais vereadores para “fazerem média com os servidores”.

O vereador José Wildes destaca que esse Projeto de Lei é de extrema necessidade para cessar o grande prejuízo que o funcionalismo público municipal vem sofrendo no que se refere ao auxílio transporte.

Ele explicou que os servidores têm direito ao benefício, mas que a Prefeitura desconta 6% do salário. “Em muitos casos esses 6% descontados pela Prefeitura representa quase a totalidade do valor pago. Ou seja: a Prefeitura paga o auxílio e retira de volta”, disse.

Pelo Projeto de Lei apresentado por Wildes, o pagamento do auxílio transporte deixa de exigir a contrapartida dos servidores. Segundo o vereador, algumas pessoas podem até questionar a competência da Câmara para apresentar tal projeto. No entanto, a iniciativa é um posicionamento político visando provocar a alteração na forma de pagamento do auxílio.

Ele citou como exemplo a solução encontrada para regularizar o pagamento dos quinquênios. “Quando nós apresentamos o Projeto de Lei dos quinquênios algumas pessoas também questionaram alegando haver vício de iniciativa. Mas foi somente depois da nossa iniciativa que o problema foi resolvido. Então, alguém tem que lutar pelo funcionalismo público e nós estamos fazendo isso. Mesmo que não tenhamos o apoio de 100% dos vereadores”, disse Wildes.

O Projeto de Lei será incluído em pauta para a segunda votação, e, se for aprovado, será encaminhado à sanção do prefeito Mauro Nazif.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)