Terça-feira, 28 de dezembro de 2010 - 18h19
A secretaria municipal de Educação (Semed), através da divisão do desenvolvimento da Cultura Escolar (Dice), completa mais um ano do Projeto Pirueta, que é desenvolvido na Escola Maria Isaura e no Centro Social Madre Mazzarelo, com bons resultados. Segundo Andrea dos Santos, chefe da Dice, o projeto é desenvolvido com base na LDB (Lei nº. 9394 de 20 de Dezembro de 1996, Art 26 – Parág. 2º e Art. 27 – IV), que diz, “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
Andrea destaca que “é uma forma de oportunizar as crianças da rede municipal a encarar o ensino da dança artística como atividade educativa, recreativa e criativa, colaborando assim para a sua formação educacional”.
O projeto Pirueta contempla crianças na faixa etária de 07 a 15 anos. Elas aprendem danças clássicas e contemporâneas, tanto na prática como na teoria. Os instrutores ensinam sobre a dança, seus objetivos, sua história e como é na ponta do pé, desde 2008, com a colaboração das professoras Ana Cléa Rocha na Escola municipal, Maria Isaura da Costa Cruz e professora Isaura Galvão de Oliveira Maia, do Centro Social Madre Mazzarelo.
Hoje estas unidades de ensino possuem uma sala especial para a execução do projeto. “A prefeitura estruturou com recursos próprios estas salas, com espelho, barras, aparelhagem de som, e disponibilizou aos alunos collants, sapatilhas e meias”, completou.
O projeto contempla hoje 150 crianças. As duas Escolas funcionam como pólos, atendem estudantes das unidades de Escolas próximas e também da comunidade. “A previsão é que o projeto seja estendido às outras Escolas do município, porém ainda temos carência de instrutores”, esclareceu.
Andréa explica que o projeto abrange a dança de acordo com os estágios e fases de desenvolvimento intelectual, segundo Piaget. “Dentre os objetivos principais estão o de desenvolver os movimentos fundamentais; melhorar a coordenação dos pequenos e grandes grupos musculares; ampliar o nível de aptidão motora; desenvolver e ampliar o estado de consciência do corpo e seu potencial para o movimento; ajudar a criança a sentir-se feliz; desenvolver um autoconceito positivo e estável; desenvolver o respeito pelos direitos e idéias pessoais; formar uma visão realística das diferenças individuais e orientar a criança na aprendizagem dos problemas.
Fonte: Meiry Santos
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)