Terça-feira, 28 de dezembro de 2010 - 18h19
A secretaria municipal de Educação (Semed), através da divisão do desenvolvimento da Cultura Escolar (Dice), completa mais um ano do Projeto Pirueta, que é desenvolvido na Escola Maria Isaura e no Centro Social Madre Mazzarelo, com bons resultados. Segundo Andrea dos Santos, chefe da Dice, o projeto é desenvolvido com base na LDB (Lei nº. 9394 de 20 de Dezembro de 1996, Art 26 – Parág. 2º e Art. 27 – IV), que diz, “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
Andrea destaca que “é uma forma de oportunizar as crianças da rede municipal a encarar o ensino da dança artística como atividade educativa, recreativa e criativa, colaborando assim para a sua formação educacional”.
O projeto Pirueta contempla crianças na faixa etária de 07 a 15 anos. Elas aprendem danças clássicas e contemporâneas, tanto na prática como na teoria. Os instrutores ensinam sobre a dança, seus objetivos, sua história e como é na ponta do pé, desde 2008, com a colaboração das professoras Ana Cléa Rocha na Escola municipal, Maria Isaura da Costa Cruz e professora Isaura Galvão de Oliveira Maia, do Centro Social Madre Mazzarelo.
Hoje estas unidades de ensino possuem uma sala especial para a execução do projeto. “A prefeitura estruturou com recursos próprios estas salas, com espelho, barras, aparelhagem de som, e disponibilizou aos alunos collants, sapatilhas e meias”, completou.
O projeto contempla hoje 150 crianças. As duas Escolas funcionam como pólos, atendem estudantes das unidades de Escolas próximas e também da comunidade. “A previsão é que o projeto seja estendido às outras Escolas do município, porém ainda temos carência de instrutores”, esclareceu.
Andréa explica que o projeto abrange a dança de acordo com os estágios e fases de desenvolvimento intelectual, segundo Piaget. “Dentre os objetivos principais estão o de desenvolver os movimentos fundamentais; melhorar a coordenação dos pequenos e grandes grupos musculares; ampliar o nível de aptidão motora; desenvolver e ampliar o estado de consciência do corpo e seu potencial para o movimento; ajudar a criança a sentir-se feliz; desenvolver um autoconceito positivo e estável; desenvolver o respeito pelos direitos e idéias pessoais; formar uma visão realística das diferenças individuais e orientar a criança na aprendizagem dos problemas.
Fonte: Meiry Santos
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