Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Neodi beneficia portadores de doenças e necessidades especiais



Foi lido na tarde de ontem no Plenário da Assembléia Legislativa, Projeto de Decreto Legislativo disciplinando o atendimento prioritário na administração pública e instituições financeiras a portadores de doenças e necessidades especiais. O Projeto de Decreto Legislativo é de autoria do deputado Neodi Carlos (PSDC), Presidente da Assembléia Legislativa, e visa, segundo ele, corrigir injustiças para com as pessoas que estão em desvantagem física e psíquica em relação às outras pessoas. 

De acordo com o projeto de Neodi, os órgãos da administração pública direta, indireta, fundacional, empresas prestadoras de serviços públicos e ainda as instituições financeiras de modo geral, deverão prestar assistência prioritária, inclusive aceleração no trâmite processual e documental das pessoas relacionadas na lei. 

Para serem beneficiadas com o atendimento prioritário, o parlamentar listou os portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, mal de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação e Aids. Ainda se encaixam como beneficiários da nova lei, todas as pessoas que possuem limitação ou incapacidade para exercerem atividades, enquadrados como deficientes físicos. 

Ainda explicou o autor da proposta que para serem beneficiados pela nova norma, os interessados nos atendimentos prioritários deverão comprovar a necessidade através de laudo pericial emitido pela Junta Médica do Estado. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)