Segunda-feira, 20 de junho de 2016 - 14h25
A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) apresentou projeto de lei que isenta de qualquer tributo, os produtos necessários ao combate aos surtos epidêmicos.
Entre os itens contemplados na matéria da tucana estão: repelente, inseticidas, e remédios.
De acordo com o texto, os produtos que servem para o combate de doenças epidêmicas serão isentos durante o período do surto que compreende no período em que a epidemia for decretada pelo Ministério da Saúde até a estabilização da doença.
Os produtos de que tratam a proposta da parlamentar disporão em regulamento editado pelo Ministério da Saúde. A pasta terá o prazo de 60 dias para regulamentar os produtos que poderão ser isentos a partir da data da publicação da lei.
“Sabe-se que o Brasil por estar localizada em uma região tropical, com climas diversos, está passível de sofrer epidemias”, argumenta Mariana Carvalho.
Formada em medicina, a congressista sempre apresenta proposituras que visam à melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo ela, as epidemias são doenças de caráter transitório, que atacam simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade.
Como exemplo é citado na justificativa da matéria o surto das doenças causadas pelo mosquito do aedes aegypti, responsável pela proliferação da zika virus, chikungunya e a dengue.
Surto acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.
A epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.
Pandemia acontece em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta.
Em 2009, a gripe A ( ou gripe suína ) passou de epidemia para pandemia , quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.
A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais.
A febre amarela por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)