Sexta-feira, 9 de março de 2012 - 09h09
Projeto de autoria da vereadora Mariana Carvalho (PSDB) vai garantir um dia de licença a cada ano para funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Velho realizem exames ginecológico e de mama, no caso das mulheres acima de trinta anos, e de próstata para homens com mais de quarenta anos.
Nesta semana, a Câmara Municipal derrubou o veto do Poder Executivo a propositura da tucana e se o prefeito Roberto Sobrinho (PT) não sancionar a lei, a sanção será feita pelo próprio legislativo, conforme o presidente da Casa, vereador Eduardo Rodrigues (PV).
Ao ocupar a tribuna para pedir que seus pares rejeitassem o veto ao seu projeto, Mariana Carvalho, que é médica, justificou a proposta. “É cada vez mais alto o índice de pessoas que morrem de câncer por falta de prevenção e o servidor, tendo um dia para se prevenir se sentirá motivado a cuidar da saúde”, observou a peessedebista, que teve o apoio de todos os parlamentares em plenário.
De acordo com a propositura, as secretarias municipais ficam responsáveis pela inscrição dos interessados e pela programação das datas dos exames para que não haja prejuízo nos serviços prestados pelo órgão. “Os funcionários que realizarem o exame deverão comprovar com o devido atestado médico”, diz o texto da matéria.
Mariana Carvalho assegurou que nova lei não causará prejuízo nos vencimentos do funcionalismo nem desconto nos seus salários, mediante a comprovação da realização do exame, cujas despesas ficarão a cargo do próprio funcionário público. “Nossa intenção é despertar as pessoas para se precaver diante de doenças que podem ter cura se descobertas cedo”, ressaltou ela.
O câncer de mama é um das principais causas de mortes no Brasil, ficando atrás apenas dos óbitos por acidentes automobilísticos e assassinatos. A cada ano, morrem no país, dez mil mulheres. Um dos fatores para essa realidade é a detecção tardia e a metástase (transmissão de células cancerosas para um órgão próximo).
Já o câncer de colo do útero tem reduzido em setenta por cento graças aos exames preventivos. “Existem muitas campanhas de incentivo a prevenção, mas muitas mulheres alegam que não dispor de tempo para isso”, observou Mariana que manifestou também preocupação com a saúde dos homens, principalmente dos que são relutantes em comparecer ao médico para realizar exame de próstata.
Fonte: João Albuquerque
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p