Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Mariana Carvalho garante um dia de licença para servidor cuidar da saúde


Projeto de autoria da vereadora Mariana Carvalho (PSDB) vai garantir um dia de licença a cada ano para funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Velho realizem exames ginecológico e de mama, no caso das mulheres acima Projeto de Mariana Carvalho garante um dia de licença para servidor cuidar da saúde - Gente de Opiniãode trinta anos, e de próstata para homens com mais de quarenta anos.

Nesta semana, a Câmara Municipal derrubou o veto do Poder Executivo a propositura da tucana e se o prefeito Roberto Sobrinho (PT) não sancionar a lei, a sanção será feita pelo próprio legislativo, conforme o presidente da Casa, vereador Eduardo Rodrigues (PV).

Ao ocupar a tribuna para pedir que seus pares rejeitassem o veto ao seu projeto, Mariana Carvalho, que é médica, justificou a proposta. “É cada vez mais alto o índice de pessoas que morrem de câncer por falta de prevenção e o servidor, tendo um dia para se prevenir se sentirá motivado a cuidar da saúde”, observou a peessedebista, que teve o apoio de todos os parlamentares em plenário.

De acordo com a propositura, as secretarias municipais ficam responsáveis pela inscrição dos interessados e pela programação das datas dos exames para que não haja prejuízo nos serviços prestados pelo órgão. “Os funcionários que realizarem o exame deverão comprovar com o devido atestado médico”, diz o texto da matéria.

Mariana Carvalho assegurou que nova lei não causará prejuízo nos vencimentos do funcionalismo nem desconto nos seus salários, mediante a comprovação da realização do exame, cujas despesas ficarão a cargo do próprio funcionário público. “Nossa intenção é despertar as pessoas para se precaver diante de doenças que podem ter cura se descobertas cedo”, ressaltou ela.

O câncer de mama é um das principais causas de mortes no Brasil, ficando atrás apenas dos óbitos por acidentes automobilísticos e assassinatos. A cada ano, morrem no país, dez mil mulheres. Um dos fatores para essa realidade é a detecção tardia e a metástase (transmissão de células cancerosas para um órgão próximo).

Já o câncer de colo do útero tem reduzido em setenta por cento graças aos exames preventivos. “Existem muitas campanhas de incentivo a prevenção, mas muitas mulheres alegam que não dispor de tempo para isso”, observou Mariana que manifestou também preocupação com a saúde dos homens, principalmente dos que são relutantes em comparecer ao médico para realizar exame de próstata.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)