Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Ferrovia Bioceânica que passa por Rondônia deve começar por Goiás


 Projeto de Ferrovia Bioceânica que passa por Rondônia deve começar por Goiás - Gente de Opinião
Deputada Marinha Raupp durante reunião da Frente Parlamentar de Agricultura

Um projeto apresentado pela empresa chinesa CREEC, que foi contratada para desenvolver os estudos de viabilidade de um projeto de construção da ferrovia Bioceânica tem em sua carta o Estado de Goiás como o início da rota desta gigantesca ferrovia.

A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) participou na semana passada, em Brasília, da reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária, e na oportunidade voltou a destacar a importância da construção da Ferrovia Transcontinental, também chamada de Bioceânica ou Transoceânica, projetada para ligar o litoral brasileiro ao litoral peruano, passando por Rondônia

Além de Marinha Raupp, participaram da reunião o presidente da República, Michel Temer, os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, de Ciëncia, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o senador Valdir Raupp, o presidente da FPA, deputado Marcos Montes, além de Moreira Mendes e Rodrigo Rocha Lores.

Na ocasião também foi apontada a Infraestrutura Logística para o escoamento da produção de Rondônia, como a duplicação da BR-364, da ponte Rondônia/Acre (BR-364) e da Ponte Rondônia/ Amazonas (BR-319). “Nós sempre pensamos na infraestrutura logística do nosso estado”.

A deputada Marinha lembra que o senador Valdir Raupp foi relator da Lei 11.079/04,  regulamentou as Parcerias Público-Privadas (PPPs), parceiras entre a União, os estados e os municípios com investidores privados para obras de infraestrutura.

Marinha e Raupp apoiam o diálogo com o governo Chinês, que através dessas parcerias irão investir na Ferrovia Bioceânica Brasil/Peru, que passará por Rondônia. Através do trabalho do senador e da deputada que o trecho Vilhena-Porto Velho-Boqueirão da Esperança (Acre) foi incluído no projeto da Ferrovia.

Marinha Raupp tomou conhecimento, através de reportagem divulgada na Folha de S. Paulo, que a empresa chinesa CREEC, contratada pelo governo do país asiático para desenvolver os estudos de viabilidade relativos a esse projeto, atestou que a ferrovia seria economicamente viável e tem o Estado de Goiás como o início da rota desta gigantesca ferrovia.

Temer foi bastante receptivo aos pleitos da FPA, entre eles, também os projetos na pauta da reunião relacionados à aquisição de terras por estrangeiros, à regularização fundiária, ao licenciamento ambiental e a segurança jurídica. (Fonte: Alto Madeira)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)