Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto Agentes Mirins da Defesa Civil será lançado na 4ª



Será na quarta-feira, 19, na escola Bom Princípio, no Tancredo Neves, zona leste da cidade, o lançamento do projeto-piloto Agentes Escolares Cidadãos de Defesa Civil elaborado pela Prefeitura de Porto Velho, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec). A solenidade está marcada para as 9h30.

Inicialmente, o projeto será implantado em nove escolas municipais, mais a intenção é que, a partir do próximo ano, o Agentes Mirins de Defesa Civil seja ampliado para os demais estabelecimentos de ensino da rede municipal.

No dia da solenidade, na quarta-feira, será feito o lançamento da cartilha “Agentes Escolares Cidadãos Mirins de Defesa Civil” elaborado pela equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que aborda as várias atividades realizadas pela Defesa Civil municipal nas ações de prevenção a sinistros.

“Queremos com esse projeto formar multiplicadores, no que diz respeito as ações de Defesa Civil. E nada melhor do que ter como público alvo as crianças, para que elas levem para dentro de seus lares essas informações, repassando aos seus familiares o que aprenderam na escola sobre o assunto”, explica Vicente Bessa, secretário da Sempedec.

Na cartilha, são abordados sempre de forma lúdica, um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, que tem o objetivo de evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. A cartilha contém 74 páginas com 14 lições.

“É bem amplo os assuntos abordados. A cartilha passa aos alunos informações sobre trânsito, voluntariado, plano de emergência, em caso de evacuação, cuidados que se deve ter dentro do lar, como na cozinha, no banheiro, na área de serviço, entre outros, para que as crianças apreendam o máximo de informação possível”, frisa o secretário.

O projeto será desenvolvido em parceria com outras instituições como as secretarias municipais da Educação (Semed), Assistência Social (Semas), Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA), 2º, 3º e 4º Conselho Tutelar, Ministério Público de Rondônia (MPRO e 22ª Promotoria de Justiça, do MPRO.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)