Terça-feira, 31 de maio de 2011 - 11h23
A reunião proposta pelo coordenador teve o objetivo de apresentar o programa que já está presente em 150 municípios e que marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. “Hoje é essencial que as ações de segurança pública sejam realizadas em conjunto com todas as esferas governamentais e conte principalmente com o apoio da comunidade”, disse Emerson Costa.
Tiago Felipe, representante da Polícia Comunitária, reforçou as palavras de Emerson Costa, afirmando que é preciso enfrentar a violência, mas, sobretudo prevenir e articular políticas de segurança com ações sociais. “ É essencial neste processo buscar atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública”, comentou.
O representante do Pronasci detalhou ainda sobre os avanços obtidos com o programa e como é a participação. “O programa tem como eixo principal o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. O público alvo são os jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social. Através do Pronasci são realizadas mobilizações policiais e comunitárias e essa aproximação da comunidade com as ações de segurança fortalecem os projetos que acabam tirando muito jovem de situações de risco”, disse.
Ainda segundo ele, faz parte das ações do programa a qualificação das polícias incluindo práticas de segurança-cidadã; capacitação de mulheres líderes das comunidades para atuarem como multiplicadoras do Programa, tendo como incumbência aproximar os jovens com os quais o Pronasci vai trabalhar. “A articulação é feita através de representantes da sociedade civil e das diferentes forças de segurança (polícias civil e militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública). Para isso é necessária a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)”, explicou.
O coordenador Samuel Pessoa, destacou que a coordenadoria estará realizando uma audiência pública com o objetivo de criar este gabinete. “Precisamos fortalecer as ações de combate a criminalidade e as formas de prevenção à violência. E para isto é preciso unir forças e multiplicar parceiros”, disse.
O prefeito agradeceu os esclarecimentos e disse que toda proposta que beneficie a comunidade é bem vinda. “Precisamos garantir que a segurança chegue a todos os cantos da cidade, mas também que a cidadania seja garantida também”, orientou.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado