Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária é modelo para a Bahia e demais estados do Brasil


 Gente de Opinião
Técnicos do governo da Bahia visitam Rondônia em busca de soluções para o agronegócio familiar

Quatro técnicos do Governo da Bahia estão em Rondônia para conhecer de perto o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove), implantado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que vem repercutindo em todos os estados brasileiros.

A visita começou pelo gabinete do secretário Evandro Padovani, ontem, terça-feira (20), e continua até sexta-feira (23) após viagem a vários municípios do eixo da BR-364, a fim de verificar experiências exitosas no agronegócio familiar.

“Wilson de Vasconcelos, diretor da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, braço executor de políticas para o pequeno produtor da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia), pesquisando na Internet descobriu casos fantásticos de experiências de sucesso de famílias do campo que, com o apoio do Governo de Rondônia, deixaram a informalidade e montaram agroindústrias modelo”, diz a engenheira civil da CAR, Mariana Gusmão.

O chefe da missão, Gilmar Bomfim, coordenador de projetos especiais da CAR, relata que quando souberam do alinhamento entre a Seagri e parceiros, com os órgãos fiscalizadores do Estado, e que os entraves burocráticos foram sanados, dando origem a uma lei que regula o pequeno agronegócio familiar, resolveram conhecer de perto o programa. “Não tivemos dúvida, montamos a equipe e nos preparamos para vir buscar as soluções que o governo de Rondônia encontrou, porque vocês estão mais adiantados que nós”.

A equipe do Governo da Bahia, que ora visita Rondônia, além de Gilmar Bomfim e Mariana Gusmão, é composta por Aline Morais, veterinária do Consórcio Público Portal do Sertão, e Rosania Trabuco, especialista em gestão de cooperativas e técnica do Movimento de Organização Sanitária (MOC), entidades parceiras do governo daquele estado.

Bomfim explica que o programa Prove rondoniense, de apoio à agricultura familiar, é muito parecido com o equivalente ao governo baiano, “mas têm vários passos que ainda não conseguimos dar, principalmente nas ferramentas legais e na desburocratização da máquina administrativa, a fim de simplificar a vida do nosso pequeno agricultor”.

A facilidade na obtenção de documentos, eliminação da carga tributária e até na obtenção de linhas de crédito também chamaram a atenção. No caso de cooperativas, o Governo de Rondônia até doa equipamentos. “70% da nossa produção vem do pequeno agricultor e queremos este modelo na Bahia”, define Bomfim.

Gente de Opinião

Prove, inclusão social e produtiva que fixa o homem no campo

O secretário Evandro Padovani lembra que quando o governador Confúcio Moura ainda era prefeito de Ariquemes, implantou um programa que serviu de base para o Prove estadual. Este programa providencia desde o planejamento da pequena agroindústria, até a obtenção de documentos e certificações como o Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e o Sistema de Inspeção Federal (SIF). A Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) é a principal parceira junto ao homem do campo, levando tecnologia, apoio documental e na comercialização dos produtos.

“De 27 pequenas agroindústrias em 2011, passamos para mais de 500 totalmente regularizadas e em operação.  Isso chamou a atenção dos nossos colegas da Bahia, assim como tem despertado interesse em vários outros estados e tem trazido grandes empresários interessados em implantar suas fábricas, frigoríficos, processadoras e empresas de transformação em nosso estado de Rondônia”, explica Evandro Padovani.

Saiba mais sobre o Prove


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)