Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 22h13
O programa Cidade Verde lançado na manhã desta quarta-feira, 21, na praça central do Conjunto Rio Candeias, zona Sul, tem como objetivo arborizar os espaços públicos da cidade de Porto Velho, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), através do departamento de Gestão de Políticas Ambientais, mobilizou acadêmicos da Faculdade São Lucas, diretores, professores, alunos da Escola Dom Pedro e moradores da região a serem parceiros no plantar e cuidar das mudas de árvores destinadas àquele local. “Colocamos 40 espécies nesta praça, serão Ipês roxo, amarelo, Mogno, Jatobá, Ingá, Cedro e Angico, árvores que fazem sombra, também serão plantadas outras 15 praças do município, que proporcionarão a melhoria da qualidade de vida da população, pois onde se tem uma cidade arborizada, há além da sombra a diminuição da poluição, melhoria da paisagem e das condições urbanísticas”, afirma José Carlos Gadelha, secretário da Sema.
As praças incluídas no programa Cidade Verde são Ipase Novo, São Sebastião, Parque da Cidade, Campos Sales, da Pirâmide, Cohab Floresta, Rio Candeias, Getúlio Vargas com Imigrantes, Getulio Vargas com Padre Chiquinho, conjunto Marechal Rondon, conjunto 4 de Janeiro, Praça do Canal, Bola 07 e Conjunto Guajará. De acordo com o chefe da divisão de áreas ambientalmente protegidas, João Lima da Silva, essa estratégia do programa Cidade Verde é o início para plantar em locais onde necessitam de árvores. “Áreas de degradação, e de locais onde foi feita a limpeza de canais e ainda o plantio em escolas, condomínios e residências são locais que mais recebemos solicitação de plantio”, disse João.
Durante o lançamento do ‘Cidade Verde’ quem passou pelo local pode ouvir músicos do projeto “Acorde no Parque”, parceiros da Sema e ainda uma estrutura de tendas, panfletos, adesivos e técnicos repassando informações. “Nossa escola tem uma grande área verde e precisamos da ajuda da prefeitura para disponibilizar mudas na grande área que tem atrás da escola onde passa um rio”, disse Maura Bragado, diretora da Escola Dom Pedro. A aluna do 5° ano, Joelma dos Santos, disse que ao plantar uma árvore quem ganha é o ser humano. “Serve para o nosso bem, quando a gente planta uma árvore Deus se agrada, tem gente que derruba sem precisão, e daí acontece muitas chuvas e ventos fortes por causa do desequilíbrio da natureza”, afirma Joelma.
Dia da árvore
A data escolhida para o lançamento do programa faz alusão ao dia da árvore, 21 de setembro. Durante todo o dia foi feito o plantio de mudas de várias espécies. A ação acontece simultaneamente no Parque da Cidade, localizado próximo ao Porto Velho Shopping.
A prefeitura coloca a disposição da população o telefone do Disk Plante uma Árvore, “queremos reforçar o programa o Plante uma Árvore através do 0800 647 5445, aqueles interessados em solicitar mudas podem entrar em contato, assim poderemos distribuir o que produzimos durante todo o período de seca e agora com as chuvas fica mais propício o plantio e manutenção de mudas de árvores da região em toda capital”, comenta, José Carlos Gadelha, secretário da Sema.
Outros Programas
Segundo José Gadelha, os projetos Escola mais Verde que visa arborizar espaços escolares, melhorando a paisagem destes locais e o Programa ‘Nasce uma vida plante uma árvore’, em parceria com a Maternidade Municipal Mãe Esperança, que deverá ser lançado no dia 12 de outubro, onde haverá o incentivo em cada criança que nascer a família sairá com uma muda para plantar. E ainda o plantio de árvores no parque Ceará na zona Leste de Porto Velho que irá beneficiar mais de mil moradores.
Fonte: Rebeca Barca
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p