Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Primeiro Casamento Comunitário Estadual



Dia 16 de março de 2.009, abrem-se as inscrições para o Primeiro Casamento Comunitário do Estado de Rondônia. O evento, inicialmente realizado em Porto Velho, onde, em 3 oportunidades, regularizou a situação de mais de 600 casais carentes, atraiu o interesse de cidades do interior, fazendo com que seus idealizadores, PROJETO EVOLUÇÃO e Antonio Casamenteiro, criassem esta possibilidade.

Neste evento, que será realizado no dia 29 de agosto de 2.009, no mesmo dia e horário, em todas as cidades, é esperada a presença de algo em torno de 3.000 casais,  constituindo-se, portanto, no maior evento do gênero, já realizado no Brasil.

Nos 3 casamentos anteriores, os organizadores, contando com o apoio de empresários da capital, ofereceram aos casais, testemunhas e convidados, além da cerimônia civil e religiosa, comida, bebida, música e sorteio de brindes, como: eletrodomésticos. Jantares, almoços, pernoites em hotéis e motéis.

Nas cidades do interior, onde a prefeitura local aderir ao projeto, o procedimento também será da mesma maneira, entretanto, onde a prefeitura local não aderir, haverá somente as cerimônias civil e religiosa, com musica e, possivelmente, sorteio de brindes.

Importante ressaltar a valiosa contribuição da rede de parcerias que foi montada, com muitas instituições colaborando ativamente, entre elas, destacam-se:

Tribunal de Justiça de RO, ANOREG, Cartórios, SESC, Governo do Estado, Secretaria Estadual de Ação Social, Secretarias Municipais de Ação Social, Assembléia de Deus, RedeTV!, Jornal Diário da Amazônia, Rede Boas Novas, Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias de RO, CDLs, Casablanca Eventos, Uveron, Senador Valdir Raupp, Deputada Federal Marinha Raupp e voluntários em geral.

As inscrições podem ser feitas do dia 16 de março até dia 17 de abril, nos cartórios de registro civil de cada município e, em Porto Velho, no Cartório Carvajal, rua D. Pedro II, 637, Cartório Gentil, rua Júlio de Castilhos, 252, Cartório do 4 Tabelionato, rua D. Pedro II, 1039 e Cartório do 1 Ofício, rua Paulo Leal, sub-esquina com Nações Unidas.

Importante salientar que os casais de Porto Velho, Candeias do Jamary e Itapuã D'Oeste, devem apresentar documentos atualizados (segundas vias com até 3 mêses desde sua extração)

                        Documentação necessária:

                        Para os noivos.

                        Certidão de nascimento (se solteiros);

                        Certidão de casamento c/ averbação do divórcio(se divorciados) ou,

                        Certidão de óbito (se viúvo(a).

                        Para as testemunhas:

                        Rg e CPF originais – maiores de 18 anos;

                       


                        Casos especiais:

                        Noivos(as) maiores de 16 anos e menores de 18 anos, só com autorização dos pais;

                        Menores de 16 anos, só com autorização judicial.

                        Custo para os noivos: Os noivos deverão doar apenas, no ato de inscrição, nos cartórios, 01 litro de leite longa vida, que posteriormente será doado pelo PROJETO EVOLUÇÃO e parceiros para instituições de caridade de cada cidade.

                       
Informações podem ser obtidas nos cartórios de cada cidade.

Os endereços e telefones dos cartórios  de outras cidades, podem ser encontrados nos sites: www.mj.gov.br ou  www.cartorio24horas.com.br .

Instituições e/parceiros(as) de Porto Velho e cidades do interior do estado que queiram integrar-se ao nosso grupo, podem faze-lo através do e-mail: casamentocomunitario@yahoo.com.br ou antoniocasamenteiro@yahoo.com.br ou telefone 9213-6701.

Fonte: Antônio Oliveira

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)